TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Fisica III

Trabalho Universitário: Exercicios Fisica III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  2.593 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS DE FÍSICA III

(Preparação para a Prova Oficial)

Corrente e Resistência Elétrica

1) (PLT 709 - HALLIDAY - Física 3, Capítulo 26, Pág. 152, Problema nº20)

Um fio tem uma resistência R. Qual é a resistência de um segundo fio, feito do mesmo material, com metade do comprimento e metade do diâmetro?

2) (PLT 709 - HALLIDAY - Física 3, Capítulo 26, Pág. 153, Problema nº29)

Uma diferença de potencial de 3,00 nV é estabelecida entre as extremidades de um fio de cobre de 2,00 cm de comprimento com um raio de 2,0 mm. Qual é a carga que passa por uma seção reta do fio em 3,00 ms? Dado: Resistividade do cobre ρ = 1,69 . 10-8 Ω . m.

3) (PLT 709 - HALLIDAY - Física 3, Capítulo 26, Pág. 154, Problema nº45)

Um aquecedor de ambiente de 1250 W foi projetado para funcionar com 115 V. (a) Qual é a corrente consumida pelo aparelho? (b) Qual é a resistência do elemento de aquecimento? (c) Qual é a energia térmica produzida pelo aparelho em 1,0 h?

4) Um chuveiro elétrico possui potência de 5500 W. Ele é utilizado por 10 minutos por dia, e após 31 dias, ele foi responsável por R$ 8,00 na conta de luz. Qual é o custo do kWh em R$?

Circuitos Elétricos

5) Um circuito RC, ou seja, composto por um resistor, um capacitor e uma bateria ideal estão com sues elementos em série. Originalmente, o capacitor está descarregado. A chave S é então fechada, permitindo a corrente fluir.

i

Enquanto a corrente está fluindo, a diferença de potencial entre os terminais do resistor, e a diferença de potencial entre os terminais do capacitor estão respectivamente:

( A ) crescendo e diminuindo;

( B ) diminuindo e crescendo;

( C ) crescendo em ambos;

( D ) diminuindo em ambos;

( C ) constante em ambos.

6) – Com relação às afirmações abaixo:

I - A 1ª Lei de Kirchhoff, conhecida como a lei do nó, diz que a “Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam o nó pode ser maior ou menor que a soma das correntes que chegam até ele, mas nunca são iguais”.

II - Segundo a 2ª Lei de Kirchhoff: “A soma algébrica de todas as diferenças de potencial ao percorrer a malha completa de um circuito nunca podem ser nula (igual à zero)”.

III - De acordo com as Leis das Malhas, a Regra das Resistências diz: “Quando atravessamos uma resistência no sentido da corrente: ∆V = - i.R; e quando atravessamos a resistência no sentido contrário: ∆V = + i.R ”.

IV - A Regra das fonte é: “Quando atravessamos uma fonte ideal do terminal negativo para o positivo: ∆V = + ε; e quando atravessamos a fonte no sentido oposto: ∆V = - ε”.

Estão corretas:

( A ) apenas I e II;

( B ) apenas II e III;

( C ) apenas III e IV;

( D ) apenas II, III e IV;

( E ) I, II, III e IV.

7) Com relação aos circuitos abaixo, qual(is) representa(m) um circuito RLC?

( I ) ( II ) ( III )

( A ) apenas I;

( B ) apenas II;

( C ) somente III;

( D ) somente I e III;

( E ) somente II e III.

8) A figura abaixo representa o trecho AB de um circuito elétrico, onde a diferença de potencial entre os pontos A e B é de 30 V.

A resistência equivalente desse trecho e as correntes nos ramos i1 e i2.

Campo Magnético, Indução e Indutância.

9) (PLT - HALLIDAY - Física 3, Edição 2010, Capítulo 28, Problema 40, pág. 214)

Um fio de 1,80 m de comprimento transporta uma corrente de 13 A e faz um ângulo de 35º com um campo magnético uniforme B = 1,5 T. Calcular a força magnética sobre o fio.

10) Uma barra metálica é puxada de modo a deslocar-se, com velocidade v, sobre dois trilhos paralelos e condutores, separados por uma distância ℓ, como mostra a figura abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com