TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fageds

Resenha: Fageds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Na prática realizada, um dos objetivos era a determinação do ponto de fusão de um fármaco ainda não conhecido, onde através deste resultado, mais a soma de outros aspectos realizados, espera-se a confirmação que seja o ácido acetilsalicílico.

A determinação do ponto de fusão foi feita em triplicata, e através de uma média entre as faixas obtidas, observou-se que o ponto de fusão da amostra era de 132°C - 135°C, indicando a temperatura em que a amostra começou a fundir e a temperatura em que ela terminou de fundir. De acordo com dados da Aldrich Chemistry, o ácido acetilsalicílico possui uma faixa de temperatura entre 134°C e 136 °C, e de acordo com a Farmacopéia o ponto de fusão é de 143Cº, portanto, comparando-se com o resultado obtido pode-se afirmar que os resultados não estão de acordo, pois o ponto em que o fármaco começou a fundir-se foi abaixo do esperado.

Já para a determinação de pH utilizando-se um pHmetro, o valor obtido de pH foi de 2,01. Na farmacopéia não existe valor de referência quanto ao pH para o Ácido Acetilsalicílico, porém de acordo com referências como Aldrich, o pH para o ácido acetilsalicílico está em 3,5. Comparando-se os dois valores pode-se notar que o resultado obtido está bem abaixo do esperado. Com esta conclusão, tentou-se encontrar outros produtos de degradação do AAS como o ácido acético e o ácido salicílico, e comparou-se seus valores de referência com o valor obtido. Os valores de pH encontrados foram de 2,5 e 3,0 respectivamente. Com esta análise, pode-se propor que o produto em questão por ter seu valor de pH próximo ao ácido acético, tem a possibilidade de ou ser um produto de degradação, ou ser uma mistura entre um produto de degradação (ácido acético) e o ácido acetilsalicílico.

Com as duas propriedades determinadas, pode-se observar que através da determinação do ponto de fusão e do pH pode-se concluir que o fármaco em questão não segue o valor de referência descrito nas referências. Com isso acredita-se que o fármaco ou não é o ácido acetilsalicílico puro conforme esperado, ou existe presença de outros compostos no produto, como compostos de degradação. Para determiná-lo de forma mais exata e precisa será necessário outros processos de identificação para só assim poder confirmar o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com