TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças Coplanares

Trabalho Escolar: Forças Coplanares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 4

ntrodução:

Força é qualquer interação entre um conjunto de corpos capaz de provocar deformação e/ou modificação no estado de repouso ou movimentação de um corpo ou sistema de corpos. A intensidade das forças é definida em termos da aceleração fornecida ao quilograma-padrão, e são consideradas como grandezas vetoriais de forma que sobre elas operamos de acordo com as regras da álgebra vetorial, a força resultante em um corpo é a soma vetorial de todas as forças que atuam naquele corpo. Neste experimento trabalhamos com a decomposição de Forças Coplanares, que se trata na decomposição de duas forças, dispostas em dois ângulos, que onde teremos como resultado destas duas forças, uma força apenas, que chamaremos de força resultante.

Objetivo:

Determinar a equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não, além de calcular a resultante de duas forças utilizando o método analítico e geométrico.

Metodologia e Análises:

Material Utilizado - Quadro de Forças e Dinamômetros

Atividade - Foram realizadas aferições de valores apontados pelos dinamômetros de acordo com as orientações da professora. Os dinamômetros colocados na parte superior do quadro foram conectados entre si com um fio flexível e o terceiro dinamômetro foi pendurado pelo segundo fio no ponto intermediário que unia os dinamômetros.

Nesta atividade iremos determinar a força resultante de um conjunto de três forcas coplanares concorrentes. Através do método da decomposição de vetores. O experimento realizado teve como objetivo composição e decomposição de forças coplanares, onde posicionamos os dois dinamômetros na parte superior do painel metálico multifuncional de modo a formarem ângulos de 60º; 90º e 120º. Movimentando os dinamômetros até conseguir o seu alinhamento vertical no ponto central (ponto de aplicação das forças), com estes dinamômetros torna-se possível determinar a direção, o sentido e o módulo da força equilibrante cujas componentes são tensões F1e F2. Para obter forças resultantes, utiliza-se a lei dos cossenos e a regra do paralelogramo. Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F, mostrando que o módulode F seja tal que F = P. Temos assim, atuando sobre o ponto, duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários que a resultante das forças atuantes nesse ponto é nula. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento, conclui-se que nenhuma força resultante age sobre ele. Assim, a força equilibrante anula completamente a força peso.

Resultados e Análises:

INCLUIR AQUI AS IMAGENS E CÁLCULOS QUE O JULIO MANDOU POR EMAIL.

Nesta experiência foi possível compreender que a força é um vetor, e que para caracterizar como tal necessita de um valor (módulo), uma direção e sentido. Observamos que quando uma força aumenta a força equilibrante desse sistema aumenta na mesma proporção. De acordo com a primeira lei de Newton denominada lei da inércia, um corpo pode está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se as forças que atuam sobre o corpo é nula, nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com