TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundição

Tese: Fundição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Defeitos:

Existem vários defeitos ou mesmo efeitos indesejáveis que podem ocorrer em peças

fundidas. Dentre eles estão:

1. Crescimento dendrítico. Formação de dendritas (observadas na figura 5) que se encontram em planos diagonais. Essas diagonais formam planos de maior fragilidade, podendo aparecer fissuras ou trincas durante processos posteriores de conformação plástica.

Dendritas se encontram em planos diagonais do lingote. Aspectos típicos da seção de um lingote. Crescimento dendrítico ocorrendo de forma as dendritas se encontrarem em planos

diagonais.

2. Ocorrência de contração de volume. Formação de rechupe (vazio ou chupagem).

Essa região deve ser retirada da peça, em peças fundidas essa é a região do massalote ou alimentador. Ocorrência de rechupe. Alimentador é o mesmo que massalote. A contração durante a solidificação pode causar o aparecimento de tensões residuais, que são causadas por deformações plásticas não homogêneas, e trincas a quente. A contração de solidificação também ocorre junto as dendríticas causando a ocorrência de micro-rechupes.

3. Não preenchimento completo do molde. O não preenchimento completo do molde ocasiona defeitos na peça. Isto pode ser causado por temperaturas de vazamento baixas.

4. Concentração de impurezas em algumas regiões. Isto pode ocorrer devido à segregação durante o processo de solidificação. Em ligas, os elementos com mais baixo ponto de fusão se concentram no líquido, sendo assim, a última região a solidificar a mais rica nesses elementos.

Materiais e métodos:

Resolvemos por em pratica todo o processo de fundição aprendido em sala de aula e levamos para o laboratório de fundição para aprender na pratica de como funciona esse processo magnifico, primeiramente colocamos um forno especial para fundição para aquecer na faixa de 800°c depois preparamos um reservatório chamado cadinho para colocar a matéria prima que por sua vez era o alumínio, fomos preparar o molde a ser utilizado e escolhemos o molde de uma conexão elétrica, o montamos travamos e colocamos enxertos na parte superior para fazer a parte de furação da peça, depois de todo esse processo vamos finalmente por o material dentro do molde usando o processo de fundição por gravidade, despejamos o material no orifício do molde, esperamos secar o material e desmoldamos a peça. A peça foi polida, e após o polimento ser concluído, a peça foi levada ao banho químico com HCl de %1 á 3%.

Reparamos que a peça saiu com algumas anomalias,

Tais como:

1. rechupe bem no meio da peça.

2. Rebarbas em excesso.

3. E pequenas trincas.

Os rechupes são causados pelo alto calor do material, e pelo enforcamento q o molde sofre na entrada no material, para resolver isso devo abaixar a temperatura e aumentar o canal de escoamento do material.

As rebarbas são causadas pelo mal fechamento do molde, e por a alta temperatura do material, para resolver esse problema devemos analizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com