TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física - Calor E Temperatura

Artigo: Física - Calor E Temperatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 3

Calor e temperatura

A temperatura é a grandeza física que nos possibilita entender as sensações de quente e frio. Temperatura está associada ao estado de agitação das moléculas de um corpo.

A temperatura pode ser entendida como sendo um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura.

Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes surge uma transferência de energia térmica, ou seja, o corpo que está mais quente cede energia para o que está com menor temperatura até que seja atingido o equilíbrio térmico. Esta energia em trânsito é chamada de calor.

É importante observar a diferença entre temperatura e calor. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.

Propagação do calor

estando fora da chama. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passam a se agitar com maior intensidade e essa agitação se transfere até a outra extremidade.

Convecção

A convecção térmica é o processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria, devido a uma diferença de densidade e a ação da gravidade. Este processo ocorre somente com os fluidos, isto é, com os líquidos e com os gases, pois na convecção térmica há transporte de matéria.

Por exemplo, quando aquecemos um líquido numa chama, as camadas inferiores, ao se aquecerem, ficam menos densas e sobem, por causa do empuxo, ao mesmo tempo que as camadas superiores mais frias e densas, descem por ação da gravidade. Assim, formam-se as correntes de convecção, fazendo com que as partes quentes se misturem continuamente com as partes frias, até que o líquido fique todo aquecido por igual.

Irradiação

Ao contrário das outras, essa forma de propagação não ocorre em um meio material. Ela acontece através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que estrelas aquecem corpos no espaço, por exemplo.

Medidas de temperatura

Grau Celsius

O grau Celsius designa a unidade de temperatura, assim denominada em homenagem ao astrônomo sueco Anders Celsius, que foi o primeiro a propô-la em 1742. A escala de temperatura Celsius possui dois pontos importantes, onde ponto de congelamento da água corresponde ao valor zero e o ponto de ebulição corresponde ao valor 100, observados a uma pressão atmosférica padrão.

Grau Fahrenheit

O grau fahrenheit é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição de 212 °F. Uma diferença de 1,8 grau fahrenheit equivale à de 1 °C. Esta escala foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucos países de língua inglesa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com