TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gislainelorena

Tese: Gislainelorena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

O EFEITO ESTUFA

O QUE É O EFEITO ESTUFA?

Efeito estufa é o processo que ocorre quando uma parte da radiação solar, refletida pela superfície terrestre, é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido e não é liberado ao espaço. Embora seja prejudicial em excesso, o efeito estufa é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas.

COMO OCORRE?

De acordo com alguns cientistas, um aumento consecutivo da temperatura à superfície da Terra, provoca uma alteração climática o que leva a um aumento de ondas de calor, que será responsável pelo aumento no número de doenças infecciosas através da proliferação de pestes.Um caso bastante atual refere-se ao fenômeno do El Niño, um aumento de temperatura no sistema oceânico, que deu origem a uma onda quente por todo o mundo. Como resultado direto, verificou-se uma deslocação dos mosquitos responsáveis pela propagação da malária e febre amarela para regiões temperadas a altitudes mais elevadas, atacando os grupos de pessoas mais vulneráveis da sociedade.

A variação climática irá provavelmente aumentar a frequência de dias de intenso calor, o que representa um aumento do número de mortes.

Esses e muitos outros fatores podem ser apontados aos montes como pontos negativos do aquecimento global, que tende a piorar cada vez mais a qualidade de vida em nosso planeta, os aspectos positivos desse fenômeno (se é que de fato existem) só poderão ser aplicados às pessoas que ainda não se deram conta do tamanho da gravidade que esse problema apresenta, afinal os fatos citados acima são apenas uma parte do que ainda está por vir.

PONTO POSITIVOS E NEGATIVOS

Pontos Positivos

O Efeito Estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Ele sozinho não é ruim, já que permite que a Terra fique aquecida o suficiente para que a vida continue.

Pontos Negativos

O clima do planeta vem sofrendo alterações influenciando na manutenção das calotas polares e no aparecimento de fenômenos naturais que estão ocorrendo com freqüência em diversas regiões do globo terrestre.

Alteração da temperatura além de ameaçar a sobrevivência de diversos seres vivos em algumas regiões, a alta na temperatura pode ocasionar na redução das geleiras que poderá ameaçar o suprimento de água para 50 milhões de pessoas.

- Elevação do nível do mar: capaz de aumentar o poder erosivo em algumas áreas como praias, além de ameaçar diversas ilhas do pacífico que poderão ficar submersas ou inabitáveis.

- Alterações climáticas: ocasionam fenômenos naturais como tempestades, chuvas freqüentes e constantes, capazes de provocar inundações como a do estado de Santa Catarina, por exemplo.

- Mortes: tanto pela desnutrição, como por doenças como a dengue e a malária, além do risco de extinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com