TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduação

Exames: Graduação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2012  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 14

História da Contabilidade

A evolução da contabilidade teve seu início, conforme os primeiros registros, relatados por alguns historiadores, que segundo IUDÍCIBUS (2004, p.34) “ fazem remontar os primeiros sinais objetivos de existência de contas aproximadamente 2.000 anos antes de Cristo”.Após as primeiras descobertas das escritas contábeis surgiram os primeiros

escritos, conforme IUDÍCIBUS (2004, p.34) “logo é possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilidade, seguramente no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia( hoje Iraque), no Egito e na China”.

Os primatas por sua vez já utilizavam a contabilidade, defende SÁ (2006, p. 17) “ É comum encontrar nas pinturas e inscrições rupestres primitivas relações artísticas (fruto do emocional) ao lado de registros(fruto de racional) quantidade ( a coisa) e quantitativos (quantas coisas)”. Não se sabe qual o surgimento da contabilidade, segundo HENDRIKSEN, BREDA (1999, p.39) “ Não sabemos quem inventou a contabilidade, sabemos, porém, que sistema de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir gradativamente nos séculos XII e XIV em diversos centros de comercio no norte da Itália”. Com todas a especulações contábeis o ser humano, necessitou de uma formação, segundo SÁ (2006, p.15) “ Todos os estudos conduzem a conclusão de que o homem foi progredindo ao longo do tempo na medida em que começou a desenvolver as faculdades da mente e do espírito”. Ainda o mesmo autor “ Inicia-se, assim, um largo período de domínio do que se chamou “Escola Ibliana”, em particular, e européia, em geral, de contabilidade”.

No Brasil, com o crescimento econômico, a necessidade por uma contabilidade mais avançada crescia cada vez mais,diz NIYAMA (2007, p.1) “ Ate então a contabilidade no Brasil foi marcada pela forte influência da legislação tributária, que determinava procedimentos contábeis para classificação de contas e apropriação de receitas e despesas”. Ainda o mesmo autor “ No período de 1970 a 1975, o Brasil experimentou taxas elevadas de crescimento econômico de Produto Interno Bruto, despertando o interesse de investidores e bancos estrangeiros”.

Solidificação do Sistema Contábil de Partidas Dobradas

O Método das Partidas Dobradas surgiu como uma forma de auxilio à contabilidade, segundo SCHIMDT(2000, p.26) ‘’existem vários indícios de que o sistema contábil de partidas dobradas emergiu em várias localidades ao mesmo tempo,em resposta a pressões similares de novas condições econômicas,sociais e culturais vividas por essas regiões.’’ Ainda segundo SCHIMDT(2000, p.25) ‘’pesquisas sobre a origem das

técnicas de escrituração contábil transportam para o período entre os séculos XII e XIII, no Norte da Itália,quando ocorreram as primeiras manifestações práticas do uso do sistema de Partidas Dobradas em empresas.’’Afirma IUDICÍBUS( 2007, p.38) ‘’a noção de contabilidade por partidas dobradas já se esboçara no Liber abaci,de Fibonacci,e aparecera em um livro publicado em torno de 1305 pela filial londrina de um empresa italiana.’’Conforme HENDRIKSEN (1999, p39) ‘’o primeiro codificador da contabilidade foi um frei franciscano chamado Irmão Luca Pacioli,que passou a maior parte de sua vida como professor e estudante nas universidades de

Perúgia,Florença, Pisa e Bolonha.

De acordo com IUDICÍBUS (2007, p.37) ‘’a obra prima de Pacioli,Summa de

arithmetica,geometria et proportinalitá(as obras acadêmicas mais sérias ainda escrita em latim),apareceu em 1494.Uma das contribuições mais notáveis do livro foi sua apresentaçao da contabilidade por partidas dobradas.’’

Segundo SCHIMDT (2000, p.25) ‘’dois grandes motivos podem ser apontados como propulsores do desenvolvimento do sistemas contábeis de partidas dobradas:

1. O desenvolvimento econômico da área geográfica abrangida pelas cidades de Veneza,Gênova e Florença;

2. A aprendizagem da tecnologia de impressão de livros na Alemanha e sua rápida disseminção para os grandes centros comerciais da Europa, principalmente para o norte da Itália.’’

Diz SCHIMDT (2000, p.27) ‘’o sistema de partidas dobradas foi uma resposta dada pela Contabilidade aos novos e complexos problemas enfrentados pelos novos negócios surgidos a partir do século XII.’’

DÉBITO E CRÉDITO

As contas feitas em razonetes são divididas em 2 lados. Segundo MARION (2004, p.141) “tecnicamente seria inadequado denominar lado esquerdo e lado direito da conta (ou da razonete). O lado esquerdo chama-se débito e o lado direito, crédito”.

De acordo com IUDÍCIBUS (1993, p.47) “o lado esquerdo de uma conta

é chamado o lado do débito, e o lado direito é chamado o lado do crédito”.Houve muita dificuldade por parte dos estudantes de Contabilidade para compreender corretamente o débito e crédito. De acordo com MARION (2004, p.141) “por muito tempo, no Brasil, conceitos de débito e crédito foram dados aos estudantes de Contabilidade de maneira complexa, de forma tal que muitos contadores deixavam a faculdade sem saber debitar e creditar”.

Ainda de acordo com MARION (2004, p.141) “a tentativa de conceituar débito

e crédito encontrava séria resistência no iniciante em Contabilidade, pois era levado a pensar que débito significava coisa desfavorável e crédito significava coisa favorável”.

Conforme IUDÍCIBUS . (1993, p.47) “os leigos em Contabilidade, geralmente são levados a pensar que débito significa algo desfavorável, e crédito algo favorável”.

Mas ao estudarmos o débito e crédito, chegamos à conclusão de que não é bem assim.

BARRETO (2007, p.81) diz que “débito de uma conta- situação de dívida de responsabilidade da conta. As contas que representam bens, direitos, despesas e custos têm saldo devedor”.

Conforme BARRETO (2007, p.81) “crédito de uma conta- situação de direito de haver da conta. As contas que representam obrigações, Patrimônio Líquido (PL) e Receitas têm o saldo credor”.

Ainda conforme BARRETO (2007, p.81) “saldo de uma conta- representa a diferença entre o valor do débito e do crédito. Os saldos podem ser: devedor,credor ou nulo”.

IUDÍCIBUS (1993, p.47) diz que “a diferença entre o total de débitos e o total de créditos feitos em uma conta, em determinado período, é denominado saldo”. Mas muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com