TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidatidose

Resenha: Hidatidose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

A hidatidose é ocasionada pela presença de uma larva Echiconoccus granulosus (é a mais importante e por isso a apresentação será realizada apenas nos baseando nesta espécie) que é denominada de cisto hidático quando localizados nas vísceras humanas, tem-se a hidatidose propriamente dito.

O Echinococcus sp pertence à família Taenidae, acomete tanto animais como o homem, sendo que este pode ser infectado por três espécies : E. granulosus, E. multilocularis e o E. vogeli.

As formas parasitárias encontradas são: adultas, que se localizam no intestino delgado de canídeos, e larvárias, que são encontradas nas vísceras de herbívoros e humanos.

Os primeiros casos humanos e animais foram diagnosticados entre 1860 e 1870, na Argentina, Uruguai,Chile, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru... E no BR no século XX no Rio Grande do Sul, que até hoje é o estado mais atingido do BR.

O verme adulto mede cerca de 3,9 a 6mm; possui um escólex globoso; 4 ventosas e um rostro armado de duas fileiras de gancho; possui o colo curto; estróbilo com 3 proglotes: jovem, madura e grávida, que possui de 500 a 800 ovos.

O cisto hidático, ou forma larvária, apresenta-se como uma esfera cheia de líquido transparente

Externamente é composta pelas membranas adventícia, anista e germinativa. A membrana adventícia é uma reação tecidual do órgão parasitado à presença da larva, não é estrutura parasitária, portanto. A membrana anista constitui o revestimento mais externo e é formada por proteínas. A membrana germinativa secreta o líquido hidático , da parede dessa membrana brotam as vesículas prolígeras com os protoesólices. Essas vesículas podem estar aderidas à parede por um pedículo ou se soltar e ficar livres no líquido hidático, compondo a areia hidática

O homem se infecta ao ingerir os ovos eliminados nas fezes dos cães, no caso da hidatiose por E. granulosus . Estes ovos podem estar presentes no pêlo do animal e contaminar o solo, a água e os alimentos. A larva liberta-se do envoltório do ovo e penetra a parede do intestino, cai na circulação e vai se alojar em diferentes órgãos, especialmente no fígado, onde se desenvolve a hidátide. Os protoescólex são as formas infectantes para o cão e são adquiridas pela ingestão de vísceras cruas de herbívoros que contenham o cisto hidático.

O quadro é normalmente assintomático; ocasionalmente ocorrem achados em exames de imagem, cirurgias e necropsias. Ocorre uma reação inflamatória em torno do cisto em crescimento. Ocorre rompimento espontâneo do cisto ou por manuseio cirúrgico, causando um choque anafilático ou semeadura na cavidade serosa, em que os protoescólex se espalham pela cavidade, liberando cistos e ocorrendo desdiferenciação.

Os principais órgãos atingidos são o fígado e os pulmões. O parênquima hepático sofre atrofia e os canais biliares podem ser obstruídos.

A estase biliar decorrente pode se complicar por infecção bacteriana, dando origem a quadros de colangite e bacteremia.

Em geral, as manifestações clínicas da hidatidose se relacionam com o estado físico do cisto, a integridade de suas membranas, a sua localização anatômica e seu tamanho. A apresentação clinica e derivada dos sinais de compressão de órgãos pelo grande volume que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com