TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homossexualimo

Por:   •  16/11/2015  •  Artigo  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Homossexualismo

Homossexualidade processo histórico

Introdução

Segundo o autor Jean-Claude Bernardet, as relações sexuais e afetivas entre pessoas do mesmo sexo datam dos primórdios da humanidade. Pois em determinadas sociedades, a homossexualidade fazia parte dos costumes aceitos. Exemplo disso era na Grécia Antiga, onde os gregos formavam casais constituídos por um homem adulto e um adolescente. O dever do adulto nesta relação era contribuir para a formação cultural e moral daquele adolescente incentivando nele a coragem e a honra. Quando o adolescente chegava à fase adulta, a relação deveria acabar e o novo adulto poderia manter relação com outro adolescente. Havia também os adultos que tinham um comportamento sexual chamado de passivo, esses eram desprezados pela sociedade, pois relações sexuais entre dois homens adultos eram condenadas. Essa relação também era malvista se ocorresse entre dois jovens. O autor deixa uma dúvida de um possível preconceito contra a homossexualidade na Grécia Antiga.

Homossexualismo na atualidade

O termo homossexualismo surgiu na metade do século XIX, no meio dos médicos. A homossexualidade passou a ser vista como doença, uma disfunção que poderia ser tratada. Atualmente o termo mais usado é a palavra GAY, essa palavra se originou nos Estados Unidos. O movimento gay norte americano ganhou força, pelo fato que muitas empresas perceberam que, os gays têm um bom nível cultural, empregos e salários razoáveis e dessa forma eles se integram ao capitalismo e ao consumismo. Hoje ser homossexual é ser gay ou lésbica.

Contudo, a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo ainda é malvista, uma vez que essa prática é tão antiga. Uma das piores formas de preconceito contra os homossexuais relatado pelo autor é quando os pais, amigos, professores percebem a orientação dos desejos sexuais de um jovem ou de uma jovem e organizam ao redor dele uma campanha. Uma campanha embora não seja tão clara, essa campanha ocorre com pequenas atitudes, por exemplo: Um professor separa dois meninos ou meninas quando percebe que estão muito próximos um do outro, ou quando os pais proíbem o filho ou filha de andar com determinada pessoa que possa influenciar sua orientação sexual. Esses tipos de situações fazem com que o adolescente tenha sua confiança abalada, o preconceito o contamina também. Isso tudo o encaminha para comportamentos depressivos e uma vida dupla onde ele precisa esconder manter aparentemente uma vida como os outros querem e, ás escondidas, satisfazer os seus amores e desejos.

Nos dias atuais, todas as ações da comunidade LBGT esta baseada no termo HOMOFOBIA. Este termo é usado para configurar a discriminação, aversão, ódio e diferentes formas de violências cometidas contra a população LGBT. Outro termo bastante usado pela comunidade para elaboração de suas ações é o BULLYING. O termo se originou no inglês e ainda não há uma tradução direta em português. É um dos problemas mais comuns enfrentados pelos homossexuais. Ele serve para descrever atos de violência praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir vítimas incapazes de se defender.

Legislação e principais conquistas dos homossexuais

No dia 17 de maio de 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de doenças – o que contribuiu para o fortalecimento dos movimentos LGBT. A data passou a ser considerada e comemorada como o Dia Mundial de Combate à Homofobia.

Atualmente os homossexuais obtiveram grandes conquistas, a mais recente foi o casamento civil. Não há uma legislação especifica para este grupo, existem resoluções, decretos e leis ordinárias a respeito de algumas conquistas obtidas por eles por todo Brasil como:

• Decreto nº 54.032 de 18 de fevereiro de 2009, cria a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo junto á Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.

• Lei Ordinária de Betim Nº 4789 de 7 de julho de 2009, dispõe sobre a inclusão da Parada do Orgulho Gay LGBTS (Lésbicas, Gay, Bissexual, Transexual e Simpatizante) no calendário Oficial de Comemorações do Município de Betim que é comemorado no último domingo do mês de Julho.

• O Decreto nº 55.839 de 18 de maio de 2010 que institui o Plano de Enfrentamento á Homofobia e Promoção de Cidadania LGBT.

• Lei Ordinária de Betim Nº 5264 de 9 de julho de março de 2012, declara de utilidade pública municipal a MGB (Movimento Gay de Betim) – Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros de Betim.

• Resolução Nº 175 de 14 de maio de 2013, dispõe sobre a habilitação, celebração do casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo.

• Atualmente existe um abaixo assinado para o Estatuto da Diversidade Sexual no Congresso, criado e escrito pela comunidade Maria Berenice Dias. Essa é a primeira mobilização social pela cidadania da população LGBT. Para sua efetivação são necessárias 1.400.000 assinaturas. O slogan da Campanha é: “Eu sou diversidade! Todo mundo é igual, todo mundo é diferente, todo mundo é gente!”.

O município de Betim, desde 2010 vem promovendo ações voltadas para a comunidade LGBT. Em 2010, foi criada pela Prefeitura a Coordenadoria de Defesa ás Políticas Públicas de Homossexuais, cujo objetivo é buscar a articulação com outras secretarias e superintendências para implantação de programas e ações voltadas para o público homossexual do município. Afim de que a comunidade LGBT possa ter acesso aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com