TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLAÇÃO

Tese: INFLAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

Runo23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PABLO BRUNO ALVES

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR II

Serrinha - Bahia

2013.2

PABLO BRUNO ALVES

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR II

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Produção de Texto Interdisciplinar, para devida apreciação.

Serrinha - Bahia

2013.1

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CONCEITO DE INFLAÇÃO 5

3. TAXA DE JUROS 5

4. TAXA DE CÂMBIO 6

5. REGIME DE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS 6

6. SISTEMA DE PARCELAMENTO UNIFORME E NÃO UNIFORME 7

7. ORÇAMENTO EMPRESARIAL 8

8. ELISÃO E EVASÃO FISCAL 9

9. CONCLUSÃO 11

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

O mercado de negócios, figura milenar na história, assim como a humanidade vive em constante processo de renovação. Esse cenário, cada dia mais complexo, competitivo, inovador e dinâmico, gera um conjunto de expectativas das organizações a respeito do comportamento mercadológico. Esse prospecto nos leva a vários questionamentos a respeito do papel da figura do administrador neste processo quanto a necessidade constante de reestruturação. As mudanças organizacionais ocorrem com o mesmo dinamismo com que a sociedade imprime seus comportamentos diante de circunstâncias e a única certeza que temos é que a mudança vai ser constante.

Dentro de toda essa complexidade mercadológica é salutar entender o funcionamento do mercado, seus instrumentos de funcionamento, suas regras, entre tantos aspectos existentes.

Aspectos tais como as taxas de juros, taxas de cambio, inflação, regimes de juros, planejamento orçamentário, orçamento e os meios legais e ilegais para suavizar o impacto da carga tributária sobre as finanças da organização, assim como suas consequências é ímpar na atual conjuntura de funcionamento do mercado global.

INFLAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

A inflação é um conceito econômico que representa o processo de aumento generalizado dos preços dos bens e serviços negociados na economia, resultado de uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda.

A inflação a causa de distúrbios econômico-sociais que prejudicam e beneficiam classes de pessoas, uma, em detrimento da outra.

O principal efeito da inflação é o da redistribuição da renda das pessoas que recebem em formato fixo de remuneração (trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas) cujos percebimentos são corroídos diariamente pela inflação por aqueles que recebem rendas variáveis ou ajustáveis às alterações dos preços (empresários, rendeiros, profissionais liberais e trabalhadores autônomos) que com isso acabam provocando ou realimentando a inflação.

A inflação provoca também a desvalorização da moeda e dos depósitos à vista emitidos pelos bancos aos seus clientes o que prejudica o indivíduo na medida em que beneficia o governo e os bancos, pois, o prejuízo dos possuidores dos meios de pagamentos corresponde aos lucros dos seus emitentes.

TAXA DE JUROS

A taxa de juros é um conceito que diz respeito ao custo de um determinado crédito ou rentabilidade de aplicação. Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

Os juros são a fonte de renda do sistema econômico, operações a curto e longo prazo são computadas através das taxas de juros. Os bancos, as credoras e os comércios com crediários próprios utilizam os juros na negociação com clientes.

TAXA DE CÂMBIO

A taxa de câmbio é conceituada pela relação cambiária que existe entre moedas de países diferentes. Esse conceito estabelece que quantidade da moeda de um dado país pode se obter em troca da moeda de outro país. Em resumo, através da taxa de câmbio, determina-se quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

Ainda podemos definir taxa de câmbio como operação financeira que consiste em vender, trocar ou comprar valores em moedas de outros países ou papéis ás representem.

No Brasil, a economia opera com a taxa de câmbio flutuante. Nesse modelo não há regulamentação oficial que fixe a taxa, sendo que esta oscila conforme o comportamento do mercado. Em ocasiões, porém, essa oscilação é forçada em uma dose excessiva pelo mercado, movimentando o câmbio excessivamente para cima ou para baixo, requerendo então, intervenção das autoridades monetárias para que se restaure a normalidade. Uma taxa de câmbio muito acima das expectativas da política monetária e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com