TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IUCN

Tese: IUCN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é IUCN?

Criada em 1948, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN - International Union for Conservation of Nature and Natural Resouces) reúne 81 Estados, 113 agências governamentais, mais de 850 ONG (organizações não-governamentais) e cerca de 10.000 especialistas e técnicos de mais de 180 países, numa associação mundial de carácter único. Como União, a União procura influenciar, alertar e ajudar os povos de todo o mundo a conservar a integridade e a diversidade da Natureza e assegurar que o uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável. A União é a maior rede mundial de conhecimento ambiental e já ajudou mais de 75 países a preparar e implantar estratégias nacionais de conservação da diversidade biológica.

A IUCN é uma organização multicultural e multilingue com 1.000 funcionários estabelecidos em 62 países. Tem a sua sede em Gland, Suiça.

2. O que são espécies invasoras?

As espécies exóticas invasoras são organismos (fungos, plantas e animais, assim como seres vivos microscópicos) que se encontram fora da sua área natural de distribuição, por dispersão acidental ou intencional. Por meio do processo denominado contaminação biológica, elas se naturalizam e passam a alterar o funcionamento dos ecossistemas nativos. Apropriam-se do espaço, da água e dos alimentos das espécies nativas, numa competição pérfida, silenciosa e sem fronteiras.

3. Cite um exemplo de uma espécie invasora animal e uma vegetal.

Plantas coníferas do gênero Pinus, introduzidas no Brasil para produção de madeira de reflorestamento.

Javali, principal ancestral do porco doméstico.

4. Fale sobre as seguintes espécies invasoras:

• Achatina fulica e sua relação com o Escargot.

O caramujo-gigante-africano, molusco terrestre do nordeste da África, entrou ilegalmente no Brasil na década de 1980, como alternativa à criação de escargot e se transformou numa praga. Ele destrói plantações e também pode transmitir moléstias, como a angiostrongilíase (infecção causada por parasita e que pode levar crianças à morte).

• Búfalo do Guaporé, sua relação com o programa de governo e com a possível ação de caça.

Em 1956, o Governo Federal mandou 34 búfalos para o Guaporé. Vieram da Ilha de Marajó. O plano era distribuir os animais entre os produtores mais pobres que não produziam carne, nem leite. O projeto não deu certo e os búfalos foram se reproduzindo fora dos limites das fazendas, sem nenhum controle. O rebanho já tem mais de dez mil cabeças e virou um pesadelo para as autoridades ambientais. Há quem defenda a matança desses animais para proteger a natureza. É que os búfalos dominam toda a reserva biológica do Guaporé, região de pântanos, com 600 mil hectares.

• Tigre d’água e sua relação com animais de estimação.

Conhecido como Trachemys dorbignyi pela ciência, esta espécie é uma das maiores vítimas do comércio ilegal de animais, como animal de estimação. De coloração muito bonita quando jovem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com