TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Tese: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO:

1. A inflação consiste no aumento generalizado dos preços. Porém, ela também pode ser entendida como a perda de valor da moeda. Sobre isso, explique o que é uma Inflação de Custos.

RESPOSTA ESPERADA:

É o tipo de inflação que acontece quando a demanda permanece estável, mas os custos de produção do empresário se elevam. Essa elevação pode ocorrer ou por uma elevação dos salários, por uma elevação nos preços dos insumos ou, ainda, por um encarecimento das fontes de energia.

QUESTÃO:

2. O sociólogo Karl Marx acreditava que o capitalismo era um modelo injusto e ultrapassado de organização econômica da sociedade. Baseando-se nesta premissa, explique por que o capitalismo é um modelo injusto e descreva como funciona a organização econômica e social deste sistema.

RESPOSTA ESPERADA:

A fonte das injustiças, dentro do capitalismo, estava na propriedade privada dos meios de produção, ou seja, das máquinas e equipamentos. Essa propriedade privada das máquinas e equipamentos garantia, ao capitalista, um elevado poder nas relações trabalhistas. O trabalhador, por não deter a propriedade de nenhum meio de produção (instrumento de trabalho), não tem como produzir riquezas, portanto, não tem como garantir o seu sustento sozinho. Por isso, ele fica à mercê do capitalista. O trabalhador vende ao capitalista a sua única propriedade, que é a sua força de trabalho, os seus músculos, em troca de um salário. Assim, ao utilizar os meios de produção do capitalista, o trabalhador cria valor ao empresário, mas este não o remunera de forma integral. O salário pago pelo empresário ao trabalhador será apenas o montante necessário para a sua reprodução, ou seja, a reprodução da força de trabalho. Consequentemente, apenas parte da riqueza gerada pelo trabalhador no ambiente de trabalho lhe é devolvida na forma de salário. O excedente é apropriado pelo capitalista. A esse valor criado pelo trabalhador e não pago a ele, Marx chamou de Mais-Valia. É dessa mais-valia que o capitalista extrai o seu lucro. Para Marx, a expropriação da mais-valia é um roubo. Portanto, o capitalismo, na visão de Marx, é injusto na sua essência.

QUESTÃO:

3. Na Política Fiscal, temos dois conjuntos de medidas. Explique quais são e qual a sua função.

RESPOSTA ESPERADA:

Temos a Política de Gastos Públicos, que compreende o controle de gastos do governo e a Política Tributária, que diz respeito a arrecadação de impostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com