TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorganica 1

Artigo: Inorganica 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Compostos termocrômicos são aquelas substâncias que possuem como característica principal: mudanças reversíveis de cor quando aquecidas ou resfriadas. Essas mudanças são facilmente observadas pelos olhos humanos e geralmente ocorre em um curto intervalo de tempo. Em compostos inorgânicos essa transição de cor frequentemente ocorre devido a mudanças de fases cristalinas, a mudanças de geometria ou ainda devido a variações do número de moléculas de ligantes presentes na esfera de coordenação.

Essencialmente, existem duas classes de compostos termocrômicos que são classificados de acordo com a taxa de velocidade de mudança de cor. Aqueles que apresentam mudança de coloração verificada em uma larga faixa de temperatura e, aqueles que apresentam mudanças de coloração em temperaturas bem definidas ou em uma faixa estreita de temperatura.

Compostos termocrômicos apresentam diversos empregos, entre quais pode se citar: janelas inteligentes utilizadas em prédios e também em automóveis, etiquetas para controle de alimentos (história térmica), etc. De fato esses compostos são utilizados em pigmentos para tintas especiais utilizadas em brinquedos, em tintas de segurança para documentos e em rótulos de bebidas, entre outros.

Objetivo

Sintetizar o complexo termocrômico tetraiodomercurato de cobre (II) (Cu2HgI4)

Materiais

Balança analítica

Béqueres de 100ml e 250mL

Pipeta

Proveta

Chapa de aquecimento com agitado magnético

Bomba para filtração a vácuo

Papel de filtro

Pisseta

Reagentes

Solução de Sulfato de cobre(II) 0,5mol/L

Solução de iodeto de potássio 1,0 mol/L

Solução de acido acético 6,0 mol/L

Água destilada

Sulfito de sódio

Cloreto de mercúrio

Procedimento Experimental

1º passo: Foi colocado 50 ml de água deionizada em um béquer de 250 mL. Posteriormente, adicionou-se 6,0 ml da solução de iodeto de potássio. Em seguida, 5,0 ml da solução de cobre II. Por fim, 10 gotas da solução de acido acético.

2º passo: Pesou-se 0,2 g de Na2SO3, e o dissolveu em um béquer de 50 ml com10 ml de água. Em seguida, adicionou-se essa solução ao sistema do primeiro passo, agitando continuamente. Na seqüência, permitiu-se que o precipitado de iodeto de cobre “descansasse” por 10 minutos. Por fim, separamos o sobrenadante do precipitado, perdendo o mínimo possível do precipitado, por que ele é o material (precipitado) separado de interesse.

3º passo: Foi adicionado ao béquer de 250 ml, 100 ml de água deionizada, 3,0 ml de iodeto de potássio, 25 ml Cloreto de mercúrio e em seguida adicionado a suspensão do iodeto de cobre. Com uma pisseta, foi lavado o béquer que continha CuI para removê-lo e adicioná-lo. Por fim, aqueceu-se em chapa quente com agitação magnética por cerca de 20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com