TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorganica

Seminário: Inorganica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Seminário  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Quelatos: Fatores que favorecem a formação de complexos: 1- ìons pequenos de carga elevada com orbitais vazios com energias adequadas; 2- A obtenção de uma configuração de gás nobre (regra do número atômico efetivo). 3- A formação de complexos simétricos e com elevada EECC.

Em alguns complexos, um ligante ocupa mais de uma posição de coordenação. Assim, mais de um átomo do ligante está coordenado ao metal centra. Por exemplo, a etilenodiamina forma um complexo com íos cobre(II). Nesse complexo o cobre está rodeado por 4 grupos NH2-. Cada molécula de etilenodiamina está ligada ao cobre por dois sítios. Por esse motivo a etilenodiamina é designada ligante pu grupo bidentado. Os quelatos são mais estáveis que complexos, pois a dissociação deste tipo de complexo implica na ruptura de duas ligações em vez de uma.

Quanto maior o numero de anéis formados, mais estável será o complexo. Os agentes quelantes com 3, 4 e 6 átomos doadores são denominados ligantes tridentados, tetradentados e hexadentados. Um exemplo importante desse ultimo tipo é o ácidoetilenodiaminotetracético. Ele se liga ao metal por meio de dois ´´atomos de N e quatro átomos de O, formando cinco anéis. Por causa dessas ligações o EDTA pode formar complexos com a maioria dos íons metálicos. Mesmo complexos com íons grandes com o Ca2+, são relativamente estáveis (o complexo [Ca2+(-EDTA)] só se forma completamente em pH 8, não em pH’s inferiores).

O trabalho de Werner: Concluiu que nesses compostos o metal apresenta dois tipos de valência: 1 – Valência primária: O complexo geralmente existe na forma de um íon positivo. A valência primária é o numero de cargas no íion complexo. Essa carga deve ser compensada por um numero igual de cargas provenientes de íons negativos. A valência primária é igualmente aplicável a sais simples e a complexos. Assim no CoCl2 (Co2++2Cl-) há duas valências primárias, isto é, duas ligações iônicas. Por outro lado o complexo [Co(NH3)6]Cl3 é constituído pelos íons [Co(NH3)6]Cl3+ e 3Cl-, Portanto a valência primária é 3 e três ligações iônicas são formadas.

2- Valências secundárias: É igual ao numero de átomos ligantes coordenados ao metal. (Número de coordenação.)

Sugeriram que os complexos tinham uma forma octaédrica, suas estruturas foram examinadas com o auxilio do método de difração de raios X e a estrutura confirmada. (Hexágono plano, prisma trigonal e octaedro.(NC=6))

Platina de Wener: (Pt(NH3)2Cl2].

Números atômicos efetivos: Cada ligante doa um par de elétrons ao ion metálico, formando uma ligação coordenada. Os metais de transição formam compostos de coordenação com facilidade, pois apresentam orbitais “d” não totalmente preenchidos que podem acomodar esses pares de elétrons até a configuração de gás nobre.

Teoria do campo cristalino: O átomo metálico do complexo é considerado como sendo um íon positivo com carga igual ao seu estado de oxidação. Este é rodeado por ligante negativamente carregados ou moléculas neutras possuindo pares de elétrons livres

Nomenclatura: O estado de oxidação do átomo central é indicado por um numero romano entre colchetes.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com