TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Do Chumbo

Exames: Introdução Do Chumbo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Classificação dos cátions

Um cátion é que um átomo que perdeu elétrons em sua camada de valência, ficando assim com carga positiva. É importante realizar a análise dos cátions, pois através desta pode-se identificar os íons ou elementos químicos que constituem uma determinada substância. Os cátions são divididos em cinco grupos essa divisão tem como objetivo facilitar a identificação dos cátions em solução.

A classificação é feita de acordo como eles reagem com outras substâncias observando se existe, ou não, a formação de precipitados. Os reagentes usados para classificação de cátions mais comuns são o Ácido Clorídrico, o Ácido Sulfúrico, o Sulfeto de Amônio e o Carbonato de Amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem na presença desses reagentes pela formação ou não de precipitado. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos. Por exemplo, o Grupo I é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reagente especifico ácido clorídrico diluído.

Grupo I: Os cátions deste grupo formam precipitado com Ácido Clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: Pb+2, Hg2+2 e Ag+. Todos precipitados são brancos.

Os cátions do Grupo I (Prata,Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades,como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração (VOGEL, 1981).

Os nitratos desses cátions são muito solúveis. Entre os sulfatos o mais insolúvel é o de chumbo, enquanto e de prata se dissolve mais facilmente.

Chumbo

O chumbo é um metal cinza azulado com uma alta densidade (11,48 g mL-1). Dissolve-se facilmente em solução de concentração média de ácido nítrico (8mol/L), produzindo os íons chumbo (II).

O chumbo, é um metal venenoso para os seres humanos. No entanto, é utilizado desde a antiguidade e ainda tem muitas utilidades. Chumbo em latim, é plumbum.

O chumbo tem cor prateada esbranquiçada ou cinzenta. É muito macio e pode ser moldado com facilidade. Também é muito denso e altamente durável. Resiste ao desgaste produzido pelo ar e pela água, além de ser resistente a muitos produtos químicos fortes. A eletricidade não flui bem através do chumbo, e os raios X tampouco o atravessam.

O chumbo é venenoso para os seres humanos, se forem diretamente expostos a ele. Mesmo pequenas dosagens se acumulam no corpo e podem provocar doenças nofígado, danos cerebrais e outros problemas. Se o volume de chumbo em um corpo for suficientemente grande, pode matar a pessoa.

Embora seja venenoso, o chumbo pode ser utilizado em produtos que não entram em contato com os seres humanos. É usado nas baterias e para fazer solda, um material usado para juntar dois pedaços de metal. Já foi um ingrediente comum em tintas, mas muitas crianças se envenenaram porque ingeriram pedaços de tinta seca. Em virtude disso, hoje o chumbo não é muito usado na fabricação desse produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com