TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isaac Newton

Trabalho Escolar: Isaac Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 8

"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes." ( Sir. Isaac Newton)

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

Isaac Newton foi um importante cientista inglês, físico e matemático, mas também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Nasceu no dia 04 de janeiro de 1643, em Londres, filho de fazendeiros e órfão de pai antes mesmo de nascer. Sua mãe casou-se novamente, deixando-o aos cuidados da avó, há registro que dizem que ele teve uma infância infeliz, Com a morte do padrasto, em 1656, sua mãe o transferiu da escola de gramática em Grantham, onde estudava.

Newton ingressou na universidade Trinity College de Cambridge em 1661 e apesar de sua mãe ter uma boa situação financeira acredita-se que ela não queria que seu filho fosse acadêmico, pois Newton ingressa na condição de sizar (bolsista) que era dado a estudantes pobres uma permissão para garantir sua subsistência em troca trabalhava para alunos ricos fazendo seus trabalhos. Ao ingressar na universidade sua intenção era de cursar Direito, estudou Aristóteles, Platão, Descartes, Sir. Francis Bacon, Galileu Galeilei e Johannes Kepler. Em pouco mais de um ano estudando Descartes, Newton já dominava a matemática e foi ai que teve seu talento para matemática reconhecido por seu professor o matemático Isaac Barrow o qual o influenciava e estudar profundamente várias teorias. Estudando Descartes, Newton descobre a geometria analítica que era de uso mais fácil que a antiga geometria de Euclides.

Em abril de 1665, Newton recebe o título de bacharel, e pelo fato dele se interessar apenas por assuntos que realmente o interessava na filosofia natural e na matemática, ele não teve nenhum reconhecimento acadêmico. No mesmo ano a Inglaterra sofre com a peste bubônica o que faz com que as universidades fechem as portas e com isso Newton é obrigado a voltar para casa de sua mãe e administrar as terras. Mas demonstrava total desinteresse na administração e aumentava sua preocupação em continuar os estudos da matemática e filosofia natural e nessa época começou a apresentar trabalhos revolucionários nas áreas da Matemática, da Óptica, da Física e da Astronomia. Este período foi o mais importante para Newton e também para a história, pois realizou quatro das suas principais descobertas: O teorema binomial; O cálculo; A lei da gravitação; A natureza das cores. Esse ano foi considerado muito importante para a história das Ciências e com isso muitos historiadores o chamaram de "Annus mirabilis" Com Descartes aprendeu que se um problema parece ser complicado demais, a melhor forma de resolvê-lo é decompô-lo em problemas menores e resolver um por um. É esse o princípio fundamental do cálculo.

Newton foi nomeado, aos 26 anos, professor da Universidade de Cambridge e com 30 anos, foi eleito membro da Royal Society em 1672 a mais alta honraria para um cientista na Inglaterra. Também neste ano, publicou o primeiro artigo sobre luz e cores no Philosophical Transactions of the Royal Society ,com o argumentou que a luz branca era na verdade uma mistura de diferentes tipos de raios que eram refratados em ângulos ligeiramente diferentes, e que cada tipo de raio diferente produz uma cor espectral diferente. Newton concluiu que telescópios usando lentes refratoras sofreriam sempre de aberração cromática, propôs e construiu um telescópio refletor, em que a concentração da luz era feita por um espelho parabólico e não por uma lente, com 15 cm de comprimento.

Seus biógrafos sempre evidenciam que Newton era uma pessoa isolada, sempre preso em seus pensamentos nada agradável em seu ambiente de trabalho. Envolvia-se freqüentemente em controvérsia com seus colegas professores, disputando prioridade sobre algumas idéias. Um dos seus grandes opositores e considerado seu maior inimigo foi Robert Hooke, que defendia a natureza como sendo ondulatória. Newton nunca queria ser contrariado em suas idéias e essas duas ciências passam a ser alvo de muita raiva em sua vida. Newton tem um colapso nervoso ao ser acusado por Hooke de plágio Suas contrariedades no meio acadêmico teriam contribuído para o adiamento da publicação de suas idéias, o que aconteceu duas décadas depois por estímulo de Halley ( o descobridor do cometa que leva seu nome) o qual Newton ajudou a encontrar a solução do problema que Haley não conseguia provar matematicamente as órbitas dos planetas. Newton se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.

Newton abandonou a vida acadêmica aos 50 anos de idade e, em 1696, aos 54 anos, foi nomeado administrador e, posteriormente, diretor da Casa da Moeda de Londres. Em 1705 foi sagrado cavaleiro concedida pela rainha Anna, tornando-se Sir Isaac Newton, e recebeu inúmeras outras honrarias ao longo de sua vida. Faleceu em 1727, com 85 anos.

Pouco antes de morrer, Newton expressou a sua visão sobre seu próprio trabalho com a seguinte frase: "Não sei como apareço aos olhos do mundo; aos meus próprios, pareço ter sido apenas como um menino, brincando na praia, e divetindo-me em encontrar de vez em quando um seixo mais roliço ou uma concha mais bela que de ordinário, enquanto o grande oceano da verdade jazia todo inexplorado à minha frente."

Newton revolucionou a ciência com sua teoria sobre o movimento. Ele desenvolveu as leis básicas do movimento (da dinâmica) e a da gravitação e estabeleceu a universalidade das leis físicas. As leis que valem na Terra se aplicam igualmente a qualquer parte do Universo. Sua lei da gravitação é conhecida, por isso, como Lei da Gravitação Universal.

Leis de Newton

São três as leis que Newton descreveu:

Primeira Lei de Newton, também chamada de Princípio da Inércia;

. Este exemplo também ilustra a importância do uso do cinto de segurança em um automóvel. Seu corpo está solto dentro do automóvel, assim qualquer movimento brusco, como em um a batida, onde o automóvel irá parar subitamente, seu corpo será lançado, tendendo a continuar o movimento que possuía antes. O cinto é a maneira de prender seu corpo ao banco do carro.

Segunda Lei de Newton, também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica;

existe uma relação muito simples entre força e aceleração, isto é, a força é sempre diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com