TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

L&RContruções

Exames: L&RContruções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

DICIPLINAS: TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

ALUNA: EDMAR GONÇALVES

TITULO: IMPACTOS AMBIENTAIS E MEDIDAS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

TUTOR (EAD): DIEGO PEREIRA DA SILVA

LUZIÂNIA 3 DE NOVEMBRO DE 2014

RESUMO

Manoel é gerente de negócios de uma empresa de construção civil no estado de Sergipe – a “L&Contrução”, que conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983 atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projeto de casas populares com qualidade, que a tornaram uma empresa de grande expressão em seu estado.

Embora saiba que a construção civil é um dos mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento no país, Manoel tem se preocupado com os impactos que a L&Construção tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Manoel entende que é necessário repenar as práticas adotadas pela L&Contrução para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mais essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L&Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitivo no mercado.

Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade, e reúne um corpo de colaboradores de sua equipe, para elaborar um programa de sustentabilidade para a empresa L&Construção, e apresentá-lo em uma reunião aos proprietários da empresa, demonstrando que ao adotar as práticas sugeridas neste projeto, a empresa L&Construção terá um ganho em termos de lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta.

SUMÁRIO

1. Introdução-------------------------------------------------------------------------------- 5

2. Impactos da construção civil para o meio ambiente-------------------------------- 6

3. Sustentabilidade Econômica----------------------------------------------------------- 7

4. Sustentabilidade Ambiental------------------------------------------------------------ 8

5. Sustentabilidade Social----------------------------------------------------------------- 9

6. Relatório---------------------------------------------------------------------------------- 10

7. Considerações Finais------------------------------------------------------------------- 11

8. Referencias Bibliográfica------------------------------------------------------------- 12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade a elaboração de um programa de sustentabilidade para a Empresa L&Contrução.

Manoel, gerente de negócios da empresa, após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável, percebeu que era necessário repensar as praticas adotadas pela organização para evitar maiores danos ao meio ambiente, contribuir com a sociedade, valorizar a marca, obter maiores lucros e manter-se competitiva no mercado. Para tanto, reuniu um grupo de colaboradores para efetivar a sua proposta e apresentá-la em uma reunião aos proprietários da empresa demonstrando as vantagens de adotar as praticas sugeridas no projeto.

Por tanto, deverá ser realizado um diagnostico dos impactos da construção civil no meio ambiente e um levantamento sobre ações voltadas para o desenvolvimento sustentável que, segundo a ONU, consiste na capacidade de suprir as necessidades sem esgotar os recursos naturais.

Existem três dimensões que iremos seguir para apresentarmos ações e resultados de um projeto que Manoel pretende implantar para adotar práticas sustentáveis para valorização da marca, e aumento dos lucros da empresa, que é a Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social.

Começaremos apresentando um diagnostico dos impactos da construção civil para o meio ambiente.

Passo – 1

IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna a peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção civil gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.

A cadeia produtiva da construção tem peso grande também em termos de emissão de carbono. As edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.

A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Esses “reflexos” são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com