TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantar Informações Sobre Como A Atividade Objeto De Estudo Desta ATPS Tem Sido Afetada Pela Inflação, Em Relação Ao Custo Dos Fatores De Produção E O Preço De Venda. Para Este Passo, Buscar Informações Também Sobre A Influência

Exames: Levantar Informações Sobre Como A Atividade Objeto De Estudo Desta ATPS Tem Sido Afetada Pela Inflação, Em Relação Ao Custo Dos Fatores De Produção E O Preço De Venda. Para Este Passo, Buscar Informações Também Sobre A Influência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  3.200 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Setor externo.

Esta atividade é importante para que você melhor entenda as ferramentas de Política Monetária e Política Fiscal do Governo Federal como mecanismo de intervenção na economia nacional. Também para que você possa perceber a rápida influência dos acontecimentos das economias internacionais na economia doméstica.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Levantar informações sobre como a atividade objeto de estudo desta ATPS tem sido afetada pela inflação, em relação ao custo dos fatores de produção e o preço de venda.

Para este passo, buscar informações também sobre a influência da taxa de câmbio, taxa de juros (Selic), carga tributária etc. Seguem algumas indicações de sites para auxiliá-los nesta pesquisa:

Leonel Capetti

Ciências Contábeis - 2a Série - Economia Pág. 8 de 8

Sites sugeridos

• Acionista.com.br. Disponível em: <http://www.acionista.com.br>. Acesso em: 28 abr.

2013.

• Banco Central do Brasil. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/>. Acesso em: 28 abr.

2013.

• IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em:

<www.ipea.gov.br/portal >. Acesso em: 28 abr. 2013.

• Jornal Valor Econômico. Disponível em: <www.valor.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013.

• Ministério da Fazenda. Disponível em: <http://www.fazenda.gov.br/>. Acesso em: 28

abr. 2013.

• Portal Economia. Disponível em: <www.portaleconomia.com.br>. Acesso em: 28 abr.

2013.

Passo 2 (Equipe)

Identificar como os acontecimentos recentes (2008 a 2011) — como a crise da economia norte- americana, crise das economias da zona do euro, crescimento da participação da economia chinesa no comércio internacional e figuração do Brasil como país emergente dos BRICs — têm influenciado nas atividades do objeto de estudo desta ATPS.

Retomando o exemplo, não é só a concorrência internacional que afetará a venda de óculos de sol. O fato de uma região ser atingida negativamente pelas crises poderá acarretar desemprego local e, como o produto de nosso exemplo é de luxo, poderá ficar para segundo plano no orçamento das famílias. Isso nos leva a acreditar que nossa atividade poderá ser afetada direta ou indiretamente pelas economias mundiais.

Passo 3 (Equipe)

De posse de todas as informações identificadas nesta e nas outras etapas, em equipe, discutir cenários econômicos futuros para a atividade estudada. Esta análise é importante para a tomada de decisão empresarial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com