TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas Metalicas

Monografias: Ligas Metalicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

LIGAS METÁLICAS

São materiais com propriedades metálicas que contem dois ou mais elementos químicos, sendo que pelo menos um deles é metal.

As ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que a originam, algumas propriedades são tais como: diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.

Dentre as ligas metálicas as principais são as ligas ferrosas que são extremamente versáteis, pois podem possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas. A desvantagem destas ligas é que elas são muito suscetíveis a corrosão.

O aço é uma liga metálica ferro-carbono que pode conter concentração de outros elementos de liga.

O aço com baixo teor de carbono, menor de 0,25% é uma liga mole e fraca, porém possui uma tonalidade excepcional; além disso, são usináveis soldáveis e dentre outros tipos de aço, são os mais baratos de serem produzidos.

Alem do ferro e do carbono, outros elementos também podem ser adicionados nas ligas, como o níquel, cromo, manganês,etc. Com estes novos elementos podem se dar novas características para o aço, tais como resistência , corrosão elasticidade e dureza.

As ligas de ferro são as mais utilizadas dentre todas as ligas metálicas. O ferro é um metal abundante na crosta terrestre e de fácil fusão com outros elementos metálicos ou não metálicos, dois quais, o principal é o carbono.

LIGAS NÃO FERROSA

São ligas que não possuem o elemento ferro como, por exemplo, o cobre. As ligas de cobre quando não é encontrada em forma de ligas, que é tão mole que é muito difícil de ser usinada. As ligas de cobre mais comum é o latão, as ligas de latão que possuem menor teor de zinco, são mais duras e mais resistentes a corrosão.

As ligas de alumínio é caracterizada por uma densidade relativamente baixa, condutividade térmica e elétrica elevada e com alta resistência a corrosão.

A liga de magnésio é caracterizada pela baixa densidade do magnésio que é mais baixa dentre os metais não ferrosos estruturais, suas ligas são usadas onde o peso leve e considerado importante, como na construção de alvenarias.

PROCESSO DE FUSÃO

Funde as quantidades adequadas dos componentes das ligas, para que misturem perfeitamente em outras ligas. A fusão é feita em candinhos de ferro ou de grafite, em fornos elétricos. A massa fundida homogênea é resfriada lentamente em formas apropriadas para evitar a separação de seus componentes e evitar a oxidação.

OXIDAÇÃO

A maioria dos metais tende a se oxidar quando exposto ao ar especialmente em ambientes úmidos, entre outros procedimentos para evitar ou retardar a oxidação. Os mais comuns são: Aplicação de pinturas protetoras, a formação de ligas, com outros elementos que reduzam ou eliminem tal proporção e a conexão de pólos elétricos que impeçam a ocorrência do fenômeno. É interessante o caso do alumínio que em presença do oxigênio, forma película de oxido que detém a oxidação.

Alguns tipos de ligas metálicas: ferro-fosforoso; ferro manganês; ferro-cromo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com