TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem De Programação C

Casos: Linguagem De Programação C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução 3

Desnvolvimento 4

A linguagem de programação C 4

História 5

Características da Linguagem 7

Conclusão 9

Introdução

A linguagem C é de finalidade geral. Foi desenvolvida para ser, essencilamente, protátil e flexível, pois não é ligada a nenhum sistema operacional ou máquina. Nasceu com o advento do computador pessoal e da teoria de linguagem estruturada, tornando-se rapidamente uma linguage muito popular entre os programadores. É uma linguagem muito ligada a sistemas de kernel Unix, visto que foi utilizada para desenvolvê-lo. Também foi usada para desenvolver outras linguagens, como o Java.

É usada para escrever o kernel da maioria dos sistemas operacionais, dos drivers e dos programas que exigem mais desempenho e processamento.

Desnvolvimento

A linguagem de programação C

A palavra de ordem que define C é eficiência.

Os programas em C costumam ser rápidos e bem pequenos, perdendo em velocidade apenas para o Assembly, que é programado direto no metal. Isso ocorre porque a programação em C ocorre em níveis muito próximos do hardware, facilitando a otimização na execução de programas. É por esse motivo que os programadores em C tem controle e acesso totais aos recursos do sistema e da máquina, lidando com áreas do sistema que seriam inacessíveis em Java ou C#, por exemplo – conseguindo inclusive os endereços de memória da máquina.

No entanto, a possibilidade de compilar um erro feito por você é muito grande pois, como foi dito, têm-se total controle sobre os recursos da máquina, em todos os detalhes. É muito fácil fazer um looping que trave o sistema, apagar ou alterar qualquer arquivo ou ainda fazer um arquivo que cresça infinitamente e lote o disco rígido em poucos instantes. Não à toa, os melhores hackers criam suas aplicações em C.

No entanto, C é considerada uma das linguagens mais difíceis de se aprender – prendendo também, neste quesito, apenas para o Assembly. Hoje, quase todos os sistemas operacionais usam C na maior parte do seu código – ou até totalmente.

História

C foi criada pro Dennis Ritchie (1941 – 2011) entre as décadas de 60-70, no AT&T Bell Labs. Foi assim chamada porque teve suas características obtidas a partir de uma versão reduzida da linguagem BCPL (linguagem B). Em 1973, foram incluídos nos códigos os tipos struct, tornando a linguagem poderosa o suficiente para reescrever a maior parte do kernel Unix, originalmente escrito em Assembly.

A linguagem nao teve sucesso após a criação, tendo seu uso restringido a alguns laboratórios. No entanto, em 1978, Brian Kerningham e Dennis Ritchie lançaram o livro The C Programming Language, um tutorial que mudou a história da programação estruturada. Este livro-tutorial ficou conhecido posteriormente pelos programadores como C K&R e serviu durante muito tempo como especificação informal. A segunda edição do livro introduziu características na linguagem, como:

• Tipos de dado struct, long int e unsigned int;

• Biblioteca padrão de E/S;

• Os operadores =+ e =- foram modificados para += e -=, pois apresentava um erro no analisador léxico.

A segunda edição do C K&R é considerada o menor demoninador comum em que os programadores de C apoiavam-se quando desejavam a portabilidade máxima, pois nem todos os compiladores em atualizados o bastante para suportar o padrão ANSI C.

Nos anos seguintes aos dessa publicação, foram adicionadas de modo não-oficial algumas características da linguagem, suportada pelos compiladores AT&T e similiares:

• Funções e tipos de dados void;

• Funções que retornam tipos struct ou union;

• Campos de nome struct num espaço de nome separado para cada tipo struct;

• Atribuição a tipos de dados struct;

• Qualificadores const para criar um objecto só de leitura;

• Biblioteca padrão, que incorpora grande parte da funcionalidade implementada por vários vendedores;

• Enumerações;

• Cálculos de ponto-flutuante em precisão simples.

Em 1983, o comitê X3J11 foi formado pelo Insituto ANSI para estabelecer especificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com