TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lucro operacional

Resenha: Lucro operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Resenha  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

48 – Lucro operacional :

49 – Manutenção do capital financeiro :

50 – Manutenção do capital físico : capacidade da empresa para sustentar fluxos de caixa futuros.É a idéia de que a renda só ocorre quando todos os custos de substituição foram cumpridos.

51 – Margem de contribuição objetivada : representa a quantia que a empresa planejou ou tem necessidade para satisfazer seus objetivos principais e colaterais, que ao ser somada com as demais margens geradas pelos outros produtos da empresa, deve gerar um valor suficiente para cobrir os custos e despesas fixos diretamente relacionados aos produtos

52 – Markup: é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

54 – Missão da empresa: Missão é o propósito, é o motivo da existência de uma Organização. Trata-se de um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, ainda que possa ser mudado com o passar dos anos.

55 – Modelo DuPont:também conhecida como o modelo de lucro estratégico, é uma forma comum de decompor o ROE em três componentes importantes. Essencialmente o ROE é igual à margem líquida multiplicada pela rotação de activos multiplicada pela alavancagem financeira. Separar o return on equity em três partes torna mais fácil compreender as alterações do ROE ao longo do tempo

56 – Net working capital: Ou traduzindo capital de giro liquido é usado para determinar a disponibilidade de ativos líquidos de uma empresa subtraindo seus passivos circulantes

57 – Orçamento de caixa: Objetivo principal é dimensionar para dado período, se haverá ou não, recursos disponíveis para suprir as necessidades de caixa da empresa.

58 – Orçamento de despesas e custos fixos: orçamento de despesas é o instrumento que relaciona as estimativas das empresas ,sejam administrativas,venda,tributária e financeiras no período.CUSTOS FIXOS é um fator produção que tem custos independentes do nível de atividade da empresa. Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, mesmo que seja zero, os custos fixos se mantêm os mesmos.

59 – Orçamento de investimentos: São 0s desembolsos realizados pela empresa para a compra de bens como máquinas, equipamentos,veículos,móveis,ferramentas,recursos de informática(hardware ou sofftware),ou até mesmo em treinamentos e capacitações

60 – Orçamento de mão de obra: Orçamento de mão-de-obra direta é o planejamento e o controle de mão-de-obra direta necessária a produção, ou seja, a mão-de-obra envolvida diretamente na produção. Quantifica os tipos de mão-de-obra, as quantidades de horas de trabalho necessárias para produção de determinado bem ou serviço, e os valores de cada tipo de mão-de-obra

61 – Orçamento de matéria-prima: O Orçamento para matéria-prima é o plano que especifica as quantidades de matéria-prima, incluindo tipo de material a ser adquirido, período, preços e áreas da organização a serem atendidas. Deve ser elaborado partindo das necessidades informadas pela área de fabricação, onde o setor de compras será responsável pela aquisição do material e quantidades estimadas.

É uma estimativa da quantidade de bens que deve ser fabricados durante o exercício orçamentário.a elaboração do orçamento de produção divide-se em três etapas, são elas: estabelecer política de estoque,determinação da produção durante o período previsto e programação da produção por sub períodos

62 – Orçamento de produção: É uma estimativa da quantidade de bens que deve ser fabricados durante o exercício orçamentário. A elaboração do orçamento de produção divide-se em três etapas, são elas: estabelecer política de estoque,determinação da produção durante o período previsto e programação da produção por sub períodos

63 – Orçamento de resultado: Garante o monitoramento fiscal e financeiro dos resultados almejados, saber se eles foram obtidos ou não, ou seja, se o dinheiro investido foi bem aproveitado.

64 – Orçamento de vendas: Constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa.

65 – Orçamento fixo e flexível: Orçamento fixo funciona como uma ferramenta essencial para medir o sucesso de uma empresa, tanto em períodos de curto prazo como de longo prazo .O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações

66 – Orçamento original, corrigido, ajustado e realizado:

Orçamento original são planos operacionais qualificados física e monetariamente,segundo índices e valores padrão adequados ao período de referência,seu objetivo é a MELHOR CONTRIBUIÇÃO PRA O ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS TRAÇADOS. Orçamento corrigido:tem como origem o orçamento original, o qual é ajustado ao período da realização dos planos, em face de sua execução,através da atualização pelos preços-padrão vigentes quando de sua realização.Orçamento ajustado:é o resultante do orçamento corrigido, o qual sofre alterações nos planos originais,adequando-se á uma nova realidade.A razão para essas alterações reside na necessidade de resposta da empresa ás permanentes pressões ambientais,mantendo-se o foco nos seus objetivos.

67 – Padrões:Modelos a serem seguidos,exemplos a serem copiados.

68 - Paradigmas: Algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo ou empresas,grupos devem agir dentro desses limites.

69 – Payback:É o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento.

70 – Planejamento estratégico: Diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

71 – Planejamento operacional: É a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projectos.

72- Orçamento: É a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

73 – Programação: Objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos dos processos Este sistema consiste de informações sobre estoques, linha de produtos, vendas previstas, capacidades e modo de produzir.

74 – Plano anual de resultados:

Detalhar as ações (Projetos, Atividades, Operações Especiais) até o nível gerencial suficiente para a sua execução pelas equipes,definir parâmetros necessários ao monitoramento das ações (prazos, recursos e sub-produtos);definir responsáveis por todos os níveis de atuação, facilitando a prestação de contas e apresentação de resultados; ampliar a integração entre as áreas técnicas e decisórias explicitando as estratégias e resultados esperados para todos; oferecer condições de elaborar uma programação mais próxima das reais necessidades;

75 – Plano estratégico: Declaração de missão e visão de negócio,análise de ambiente interno e externo formulação de metas e objetivos,formulação de estratégia implementação e feedback e controle.

76 – Pontos fortes e fracos: Os pontos fortes convencionam os recursos, habilidades para desempenhar determinadas atividades.Os pontos fracos caracterizam as dificuldades,pois fala da fragilidade que limita o desempenho do melhor .

77 – Pré-orçamentação:

78 – Pró-forma statements; proporcionar aos investidores uma melhor compreensão dos resultados operacionais. Em casos legítimos, demonstrações financeiras pro forma tirar os encargos de uma só vez para suavizar ganhos. No entanto, as empresas também podem manipular seus resultados financeiros, sob o pretexto de demonstrações financeiras pro-forma para fornecer uma imagem que é mais otimista do que a realidade.

79 – Probabilômetro:

80 – Reegenharia e downsizing:a Reengenharia,é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas,reformulando o seu modo de fazer negócios,sua atividade e tarefas ou processos.Downsizing(em português:achatamento)é uma técnica aplicada das abordagens contemporâneas da administração voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica.

81 – Risco: Pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado.

82 – RKV:

83 – ROA: O ROA diz-nos o que a empresa consegue fazer com aquilo que possui. Permite comparar empresas dentro do mesmo sector quanto à eficiência no uso do capital investido, mas é um rácio que variará fortemente de indústria para indústria, consoante as exigências de cada uma.

84 – ROE: A ROE é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.

85 – ROI: Relaciona o lucro operacional com o investimento da empresa. O retorno sobre o investimento, também denominado de ROI, mostra a taxa de retorno obtida pela empresa para seus financiadores, seja capital próprio ou capital de terceiros.

86 – Simulação :Reproduzir ou imitar certos aspectos de (situação ou processo),de modo mais ou menos aproximado e controlado.

87 – Taxa efetiva: É aquela que efetivamente grava uma operação financeira.

88 – Taxa mínima de atratividade: É uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento.

89 – Taxa nominal de descontos: A taxa nominal é aquela em que o período de formação e incorporação dos juros ao capital não coincide com aquele a que a taxa está referida.

90 – Técnicas de analogias históricas: Realizar uma previsão de demanda significa predizer necessidades antes que elas realmente aconteçam . Para este fim, normalmente utilizam-se dados históricos da empresa, informações sobre ambiente e outras variáveis que possam interferir na demanda de um determinado produto.

91 – Técnicas de dramatização de cenários:Dramatização de cenários ,Simulação de locais agradáveis.

92 – Técnica de painel de especialistas:Conjunto de técnicas utilizada em marketing e nas ciências sociais

93 – Técnica de pesquisa de mercados:

94 – Técnica Delphi:

95 – Termômetro de insolvência de Kanitz:

96 – TIR :

97 – TIRM :

98 – Teorema de Descartes e de Norstrom:

99 – Visão holística:

100 – VPL.

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »