TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  2.670 Visualizações

Página 1 de 4

MODELO DE ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL

https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/ANALISE-INSTITUCIONAL-DO-CRAS-RUINHA-UBAITABA-BA-562402.html

I - APRESENTAÇÃO

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) tem como missão promover e executar políticas públicas de defesa e proteção integral de crianças e adolescentes, preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Suas atividades se desenvolvem por meio dos programas Adolescentes Cidadão, Ponte de Encontro, Rede Aquarela e Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF) em todo o Município de Fortaleza.

Os programas da Funci trabalham com a identificação dos potenciais criativos e o estímulo à participação política e social de crianças e adolescentes, garantindo proteção aos meninos e meninas com direitos violados.

Os oito Conselhos Tutelares, órgãos permanentes, autônomos e não jurisdicionais, são ligados administrativamente à Fundação.

Atraves da Rede aquarela desenvolve ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo responsável por promover e articular atividades de prevenção, atendimento especializado, mobilização e articulação comunitária, em parceria com as instituições que compõem os eixos de promoção, defesa e controle social do Sistema de Garantia de Direitos.

II - ANÁLISE INSTITUCIONAL

A Rede Aquarela subdivide-se em quatro eixos:

Eixo de Disseminação

Realiza ações de prevenção através de campanhas, oficinas e palestras com crianças, adolescentes e profissionais da rede. Além disso, promove articulação e mobilização de redes locais para o enfrentamento da violência sexual, com atuação nos seguintes territórios: Barra do Ceará, Jangurussu, Praia do Futuro e Lagamar.

Eixo Aquarela em atendimento na DECECA

Realiza acolhida e primeiro atendimento psicossocial às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias

Eixo Atendimento psicossocial

Realizado por uma equipe multidisciplinar (Ass. Sociais, Psicólogas e Ass. Jurídicas) às vítimas de violência sexual objetivando a superação da situação vivida;

Eixo Aquarela em Atendimento na 12a Vara

Atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias durante os procedimentos judiciais.

III – O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO

3.1 Histórico

As profundas desigualdades presentes na sociedade têm reflexos direto na condição de vida de crianças e adolescentes. Com a criaçao do ECA LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 passa ser essencial a admissão de Assistentes Sociais nos quados da Fundação, para o enfrentamento de questões sociais relativos a criança e o adolescente.

3.2 Trabalho do Assistente Social – com indicação do instrumental

 o Assistente Social procura humanizar o atendimento as crianças e adolescentes vitimas de violencia. No momento em que a denucia é realizada na delegacia, um assitente social acompanha a vitima no momento da oitvia, bem como em audiancias no fórum.

Alem disso ha as visitas domiciçliares, o stendimentos sociais as famílias que tenham crianças e adolescentes vitimas de violencia sexual. Grupos de convivencia

-acolhimento

-visitas domiciliares

-grupos de convivencia

-estudos de caso

-entrevistas

-relatorios

-ficha de cadastro

-acompanhamentos interdissiplinar com Assistente Social, Psicolocas e educadora pedagogica.

3.2.1 Nome do assistente social e número de CRESS

VANESSA FILIPE NEVES (CRESS 8151)

3.2.2 Objetivos do trabalho do Assistente Social

Neste sentido, o assistente social enxerga aexploração sexual numa perspectiva que assume uma dimensão em que crianças e adolescentes são transformados/as em objetos de uso para alguém que se coloca de maneira desigual e coercitiva, de modo que a relação que decorre daí se constitui numa utilização do outro em nome da venda de prazeres sem limites, que extrapolam toda e qualquer fronteira ética e do campo dos direitos humanos.

O objetivo principal é atendimento mais humanizado e profissional,  procurando amenizar os traumas e a revitimização no momento da deúncia ou do depoimento da vítima.

V- DESVELAMENTO DO OBJETO

enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

4.1 Perfil da População Usuária

A violência sexual é um fenômeno complexo que ultrapassa as fronteiras da classe social, limites culturais e econômicos. Em todas as classes sociais ha relatos desse tipo de violência, contudo as classes mais pobres são maioria dos nossos atendimentos. Na maioria dos casos atendidos são crianças e adolescentes do sexo feminino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com