TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRU E MRUV

Pesquisas Acadêmicas: MRU E MRUV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  4.897 Palavras (20 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 20

MRU E MRUV

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFOME -MRU

Velocidade instantânea

Todos os carros, trens, ônibus e mesmo os aviões têm um instrumento que mede a velocidade: é o velocímetro. Se você olhar para o velocímetro de um carro em movimento e ele estiver marcando 60 km/h, você estará lendo uma velocidade instantânea, ou seja, a velocidade que o veículo tem no instante em que você olha

para o velocímetro.

Velocidade média

Em uma viagem do Rio até São Paulo, por exemplo, a velocidade instantânea de um caminhão varia o tempo todo. Ela é pequena nas curvas, nas subidas e quando a estrada tem muitos buracos. Nas descidas e nas estradas em boas condições, a velocidade instantânea é maior. Para calcular a velocidade média, nós não precisamos saber a velocidade que o velocímetro marcou em cada instante durante a viagem, precisamos conhecer somente a distância percorrida e o tempo total da viagem.

Se um carro, em uma viagem, percorre uma distância de 420 km em 6,0 h, você e, provavelmente, muitas outras pessoas diriam: "o carro desenvolveu, em média, 70 km/h". Este resultado, que foi obtido dividindo-se a distância percorrida (420 km) pelo tempo de viagem (6,0 h), Vm= S(spaço), D(distancia) ou simplesmente x / t (tempo), é o que denominamos velocidade. Observe que, durante o movimento, a velocidade do carro pode ter sofrido variações. No exemplo citado, seu valor pode ter sido, às vezes, maior e, outras vezes, menor do que 70 km/h.

Assim, a velocidade instantânea é diferente da velocidade média. A velocidade instantânea é a velocidade do veículo a cada instante, enquanto a velocidade média é uma velocidade calculada para qualquer intervalo de tempo.

Movimento Retilíneo Uniforme ( MRU)

A posição varia em função do tempo, mantendo um razão constante por isso o movimento é chamado de uniforme, ou seja , sua velocidade é constante e o gráfico que representa a posição em função do tempo é uma reta.

A grandeza velocidade é definida matematicamente como:

Velocidade = variação da posição / intervalo de tempo

xV = t/

V=S

t

Sendo que o MRU a velocidade não varia, ela é constante

Função horária da posição x = xo + vt

S= S0 + Vt

Velocidade média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo.

VM = espaço percorrido/tempo: VM= x / t, onde x representa a distancia e t representa o tempo.

Vm=S

t

TRANSFORMAÇÃO DA VELOCIDADE

Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6 (ou 3600s). Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.

1 km/h = 1000m/3600s = 1/3,6 m/s*

Obs.: 1 hora tem 3600 segundos!

Ex.:

10ØØ= 10 = 1Ø = 1* ou 1/36 m/s*

36ØØ 36 36 3,6

1. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

R: 72 km/h = 72000m/3600s= 20 m/s

2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

R: 36 km/h = 36000m/3600s = 10 m/s

15 m/s = 15m * 3,6s = 54 km/h

Variação de espaço ou deslocamento escalar:

quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posição, relativamente a um referencial, ocorre uma variação de espaço ou um deslocamento de espaço à medida da variação de espaço é, portanto a diferença entre o espaço posterior e o espaço anterior.

Espaço:

grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do espaço é realizada a partir da origem dos espaços. A origem do espaço é atribuído o valor de referência que pode ser zero ou qualquer outro valor.

Intervalo de tempo:

é a diferença entre o instante posterior e o instante anterior

t: a letra grega delta ( ) indica a diferença entre dois valores da mesma grandeza, neste caso valores de tempo

Variação

um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo

Trajetória:

é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado.

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

A maior parte dos movimentos que observamos não é uniforme. Uma folha que cai de uma árvore e é levada pelo vento; um gato pulando do chão para o muro e do muro para o telhado; ou a água de um rio despencando por uma corredeira. Todos esses são movimentos não-uniformes. Neles, a velocidade de corpos como a folha, o gato ou a água, muda constantemente. Dizemos então que esses movimentos apresentam velocidade variável.

A velocidade é uma grandeza que mostra a rapidez com que um corpo se desloca. Existe também uma grandeza que mostra a rapidez com que a velocidade varia. Essa grandeza é a aceleração.

Podemos observar a variação de velocidade de carros, ônibus, caminhões e aviões no velocímetro desses veículos. Não existe aceleração quando o ponteiro do velocímetro não se move, isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com