TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Da Fonaçao

Pesquisas Acadêmicas: Mecanica Da Fonaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

MECÂNICA DA FONAÇÃO

A laringe - órgão onde estão situadas as pregas vocais – é formada por uma estrutura cartilaginosa composta de:

• Cartilagem cricóidea

• Cartilagem tireóidea

• Um par de aritenóideas

• E a epiglote.

Este conjunto estabelece uma arquitetura anatomofuncional que protegem a laringe de impactos que possam atingir seu interior. A sustentação e a fixação da laringe são realizadas pela musculatura extrínseca da laringe e a produção do som é de responsabilidade da musculatura intrínseca que ligam as cartilagens entre si.

Cinco músculos formam esse complexo fonatório:

1) Tireoaritenóideo, músculo par, que compõe a própria prega vocal, tem como função o fechamento das aritenoides, pois está inserido lateralmente no ligamento vocal, exerce tensão nas pregas vocais, aduzindo ou abduzindo de acordo com a posição das cartilagens aritenóideas.

2) Ariaritenóideo ou interaritenoideos, ímpar, que vai de uma cartilagem aritenóidea a outra; ao se contrair, aproximam as aritenoides e, auxiliando na adução das pregas vocais.

3) Cricoaritenóideo posterior, músculo par, mantém as aritenoides abduzidas, permitindo a passagem do ar na respiração. Quando contraído amplia a fenda glótica.

4) Cricoaritenóideo lateral, músculo par, estão inseridos no processo muscular das aritenoides e na porção lateral da cartilagem cricoide, ao agir, ocorre o fechamento glótico.

5) Cricotireóideo, músculo par, produz modulação importante da tensão das pregas vocais, pois abaixa e anterioriza a cartilagem tireóidea, aumentando a distância entre as aritenoides e a tireoide.

De acordo com sua ação, os músculos da laringe dividem-se em:

- Adutores, que aproximam as cordas vocais: são os cricoaritenóideos laterais e ariaritenóideos;

- Abdutores, que afastam as cordas vocais: são os cricoaritenóideos posteriores;

- Tensores, que distendem as cordas vocais: são os tireoaritenóideos e os cricotireóideos.

A inervação motora desses diferentes músculos é fornecida pelo: laríngeo inferior ou recorrente, com exceção do cricotireóideo, cuja motricidade é garantida pelo laríngeo superior, através do ramo laríngeo externo também fornecendo a toda inervação sensitiva da mucosa laríngea.

A integridade das estruturas orofaciais é importante para a articulação dos sons da fala além de: um fluxo respiratório adequado; bom mecanismo de válvula com palato mole, língua e lábios; estruturas, dental e alveolar suficientes para manter a tonicidade labial; liberdade de movimento da mandíbula e um sistema nervoso intacto.

FONAÇÃO:PRODUÇÃO DA VOZ

A Fala é um meio privilegiado de comunicação. É através da fonação que nós nos comunicamos com os outros. Esta função é característica da espécie humana, porque só o homem fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com