TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menezesaltair

Projeto de pesquisa: Menezesaltair. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O Sr. José Carlos, é um dos sócios administradores do EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, ele possui uma série de dúvidas sobre as ciências atuariais, controladoria, planejamento tributário e auditoria e contratou você para prestar-lhe os devidos esclarecimentos.

Para esclarecer o Sr. José Carlos, o presente trabalho conterá um texto com a fundamentação conceitual e teórica e exemplos, capazes de esclarecer o tema ÁREAS DE ATUAÇÃO.

Desde os primeiros estudos realizados por Luca Paccioli a contabilidade foi usada para auxiliar os gestores no controle das organizações, seja para saber o custo real dos produtos ou simplesmente para saber o patrimônio da organização. Quando dizemos “simplesmente” não estamos querendo dizer que é tão fácil assim, mas dando ênfase ao que o contador comumente fazia.

Sabe-se que as finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica. Diante de tanta complexidade, a Contabilidade de divide em algumas áreas de atuação, onde o contador pode escolher se especializar em uma delas, onde será necessário profundo conhecimento do mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

O objetivo de estudo das Ciências Atuariais, o desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de analisar os riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, como os negócios de seguros, fundos de aposentadoria (fundos de pensão), além, é claro, de outras atividades que envolvam riscos de perda, como financiamentos, por exemplo.

Atuária - Surge a 1ª publicação oficial de textos atuariais no Brasil, em decorrência do Decreto Lei que instituiu a Atuária no então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Essa 1ª publicação oficial surgiu no início de 1941, com o nome de "Revista Brasileira de Atuária", sendo prefaciada da seguinte forma pelo então Presidente da República do Brasil, o Exmo. Sr. Getúlio Vargas: "A atuária como técnica especializada indispensável ao êxito das organizações de Previdência Social é, geralmente, pouco conhecida pelo público que colhe os benefícios de sua aplicação. É, pois, digna de aplausos a iniciativa da publicação da "Revista Brasileira de Atuária", que tem por objetivo, no nosso país e no estrangeiro, a vulgarização dos elementos fundamentais dessa ciência, e de louvores o esclarecido esforço de seus paladinos, colaboradores do bem estar social no Brasil".

O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Rinnooy Khan (1992, p. 87) destacou a riqueza do contexto do trabalho atuarial apontando que “... a profissão atuarial tem interfaces em todo lugar e só é apropriado treinar atuários em total consciência da importância dessas interfaces.”

Campo de atuação:

• Fundos de Pensões

• Instituições Financeiras

• Companhias de Seguros

• Empresas de Capitalização

• Órgãos Oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal)

• Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos

• Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos

• Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária

• Órgãos de Fiscalização

• Previdência Social

• Perícia Técnica-Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuarial

• Auditoria Atuarial

• Operadoras de Saúde

• Universidades

• Gestão de Riscos

A importância e função da controladoria dentro da empresa tem como missão zelar pela continuidade das organizações, objetiva suprir as necessidades de informações aos gerentes. Atualmente tem papel fundamental na gestão empresarial, controlando diversos setores por meio do planejamento, organização e execução.

O profissional da controladoria, além das qualidades para execução dos trabalhos, tem que ter o perfil para orientação, auxiliador e direcionador sobre os mais variados aspectos, para fins de auxiliar a empresa não só com colaborador, mas como consultor empresarial, especialista, passando informações confiáveis e precisas para direcionar o caminho que a empresa deve seguir.Empresas modernas que se preocupam com processo de gestão desenvolvido, precisam de uma estrutura organizacional delineada para a sua sobrevivência, surgindo neste cenário, um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam úteis e adequadas ao processo de decisões a serem tomadas.

A atuação da controladoria pode ser visualizada sob dois aspectos: como órgão facilitador que fornece informações as demais áreas da empresa, e como área que procura integrar o processo de decisões estratégicas de cada área como o objetivo global da organização.

É um desafio para os administradores públicos a otimização e a utilização dos recursos disponíveis, cada vez mais escassos, frente ás despesas cada vez mais crescentes. Na gestão pública existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com