TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercosul

Seminário: Mercosul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Mercosul

O MERCOSUL é um acordo entre países da América do Sul, que visa criar uma maior integração de suas economias e melhorar assim a vida de seus habitantes. Mediante este acordo, os países podem fazer negócios para aumentar o comércio entre eles, bem como desenvolver-se e fortalecer seus interesses no mundo. Os países unidos ficam mais fortes para comprar e vender produtos em outros países do mundo!

MERCOSUL é a sigla composta pela denominação Mercado Comum do Sul.

O MERCOSUL está integrado pela República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República do Uruguai e a República Bolivariana da Venezuela. O Estado Plurinacional da Bolívia solicitou o ingresso ao bloque e a partir de dezembro de 2012 se encontra em processo de adesão.

Existem também outros países da América do Sul que subscreveram acordos com o MERCOSUL, eles são: o Chile, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Guiana e o Suriname. Estes países são chamados de “Estados Associados”.

O MERCOSUL nasceu de um encontro entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, em 26 de março de 1991, na capital do Paraguai, Assunção. Aí, os quatro países decidiram assinar um acordo que se denominou “Tratado de Assunção”, mediante o qual foi criado o Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.

No MERCOSUL há três línguas reconhecidas: o espanhol, o português e o guarani. As línguas de trabalho no MERCOSUL são os idiomas oficiais estabelecidos no Protocolo de Ouro Preto, aprovado no ano 2004: o espanhol e o português. Nesse sentido, toda a documentação e as normas aprovadas pelos órgãos do MERCOSUL se encontra disponível em espanhol e/ou português.

Os documentos que habilitam os cidadãos do MERCOSUL a se deslocar de um país para outro do MERCOSUL são: passaporte ou documento de identidade vigentes. Os cidadãos do MERCOSUL não precisam de visto para transitar pelos Estados Partes.

No ano 2008 foi aprovado o "Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados". Este acordo reconhece a validade de determinados documentos de identificação pessoal como documentos de viagem hábeis para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados pelo território dos mesmos.

Para o MERCOSUL poder funcionar é necessário que várias pessoas trabalhem conjuntamente a fim de organizar todas as questões que ele abrange. Assim, pessoas dos quatro países que integram o MERCOSUL se reúnem com frequência para negociar de comum acordo. O importante é que nas negociações sejam defendidos os interesses de todos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com