TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meritrocacia

Casos: Meritrocacia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2013  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

O que levar em consideração antes de implementar a política de meritocracia em uma empresa?

A empresa precisa estar bem organizada e ter um ambiente e/ou cultura que propicie a implementação dessa ferramenta de gestão. Só pode acontecer quando a empresa já tem bem estruturado um método de avaliação e gestão por desempenho, portanto, sabe medir o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Logo, fica mais “fácil” saber quem merece o tal mérito. Na meritocracia, os funcionários também sabem que serão recompensados pelo bom trabalho apresentado.

Quais são as vantagens e desvantagens da meritocracia?

As vantagens são, maiores que as desvantagens. Como vantagem, acreditamos que se garante maior engajamento por parte dos colaboradores, que se sentem importantes para o crescimento da empresa.

Com atenção cada vez maior nos funcionários, as empresas estão ganhando verdadeiros aliados para o seu crescimento. Todos trabalhando com um só foco e objetivo para que conquistem resultados. É um grande atrativo para o profissional que trabalha na empresa ter um planejamento traçado e conhecer os caminhos que devem ser seguidos para alcançar as metas. Se a empresa prega que o mérito é um valor essencial, acaba se criando essa consciência dentro da empresa, não abrindo margem para que cada um haja da maneira como bem entender.

Os pontos favoráveis à gestão meritocrática sob o ponto de vista da qualidade de vida são: a motivação causada pelos bônus e pelas remunerações extras devido ao cumprimento de metas e a rápida ascensão dentro da empresa, caso o funcionário tenha um bom rendimento e se enquadre no perfil exigido pela organização.

Não vejo desvantagens muito evidentes, que mereçam ênfase, pois os profissionais que se desmotivam por esse sistema de gestão, na verdade, não sabem trabalhar estimulados por desempenho, cabendo à empresa a alternativa de treiná-los para aprender mais sobre o assunto ou descartá-los, uma vez que não se adéquam a esse sistema empregado pela empresa.

Os pontos desfavoráveis da gestão meritocrática sob o ponto de vista da qualidade de vida são: a pressão, às vezes excessiva, da empresa sobre o funcionário para que ele cumpra as metas e o fato da escassez de talentos com o perfil que a empresa meritocrática exige, o que muitas vezes faz com que funcionários sem o perfil adequado entrem na empresa e não fiquem lá por muito tempo. Ou seja, ela acaba investindo em colaboradores que não trarão lucros.

Quais regras devem ser estabelecidas para que a política de meritocracia funcione bem dentro das empresas?

O fundamental é o apoio irrestrito da cúpula da empresa a esse sistema e uma implementação benfeita da gestão desde a preparação de toda a coletividade empresarial até a individual. É importante também considerar alguns aspectos como:

1. Você se utiliza da subjetividade nas suas avaliações? A meritocracia reconhece pelos resultados concretos, ou seja, questões subjetivas não são nem podem ser consideradas.

2. Você consegue estabelecer metas claras para os seus colaboradores? Sem elas, não é possível medir resultados e aplicar o reconhecimento necessário.

3. As metas que você estabeleceu são reais ou ilusórias? Nesse caso, as metas e objetivos serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com