TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineirais

Tese: Mineirais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

1. Podemos evitar o contágio por radiação de diversas maneiras. Para o risco deirradiação externa, como seu poder de penetração é muito reduzido sendo retidas em sua maior parte por uma pequena capa de ar ou uma folha de papel, deve-se manter essas amostras de minerais na parte mais interna dos expositores ou vitrines, evitando assim o contato direto com o material.Já a irradiação interna por ingestão pode ser evitada não comendo nem fumando enquanto se manipula os minerais, lavando-se as mãos depois de manipula-los e utilizando os EPIs necessários.Na irradiação por inalação as medidas de precaução que podem ser adotadas são: guardar os minerais radioativos em lugares ventilados ou até mesmo em recipiente herméticos, utilizar EPIs (máscara) ao manipular esse mineral, não fumar perante materiais que trazem esse risco, por exemplo a combinação radônio com a fumaça de cigarros é especialmente nociva.

2. O radônio é um gás quimicamente inerte com uma vida curta e o principal risco se dá quando ele se desintegra, pois ele dá lugar a isótopos quimicamente muito reativos e de vida relativamente grande, que se unem a qualquer partícula presente no ar (procedente, por exemplo, da fumaça do cigarro) e podendo alcançar e irradiar os pulmões. Esta irradiação é um fator de risco importante na aparição do câncer de pulmão.Este gás é um produto da desintegração do rádio que por sua vez é o do urânio; nos minerais primários antigos estes elementos estão em equilíbrio e nos secundários é possível que o conteúdo de radio e a emissão de radônio sejam menores, o tório também emite radônio em sua desintegração, mas é um isótopo diferente.

3. Os minerais arsênicos são: Arsenolita, Claudetita, Farmacolita, Picrofarmacolita, Weilita, Bukowskita, Guerinita, Haidingerita, Rauenthalita,Hoernesita e entre outros. Os que precisão de precaução, mas não apresentam tanto risco são: Mcnearita, Escorodita, Eritrina eAnnabergita, e a Mispiquel(arsenopirita) e a Mimetita precisam apenas de cuidados comuns.

Estes minerais apresentam uma elevada toxicidade, quanto maior for sua solubilidade maior será o perigo. Um exemplo é a alteração pela ação da luz do realgar, que faz com que sejam produzidos óxidos de arsênico, assim como a oxidação do arsênico nativo, assim os solubilizando.

4. O mercúrio tem seus compostos solúveis muito venenosos, mesmo sendo extremamente raro na natureza o mercúrio metálico é um tóxico acumulativo por inalação. Mesmo não aparecendoàs pequenas gotas de mercúrio que evaporam (muito lentamente) podem passar através dos pulmões até o sistema nervoso, onde o mercúrio se acumula podendo ocasionar transtornos neurológicos gravíssimos e até a morte.

1. O chumbo é o mais importante por sua grande difusão, Alguns exemplos pulverulentos são: os de mínio,cerussita e anglesita. A anglesita é relativamente solúvel em água, mas se dissolve muito lentamente eacotunnita é um pouco mais solúvel, mas é muito rara. O risco de intoxicação aguda por chumbo somente torna-se importante no caso exposição ou contato durante muito tempo, causando intoxicações crônicas, já que este mineral tende a acumular-se no organismo.

O tálio é uma elemento muito perigoso por sua toxidade aguda e pelos riscos a longo prazo, já que também se acumula no organismo. Seus minerais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com