TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moderna Estratégia Empresarial

Casos: Moderna Estratégia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

A moderna estratégia empresarial e os Objetivos das empresas

Idéias extraídas de uma pesquisa de John Stopford, professor da London Business School, sobre transformação das empresas para obter aumento de desempenho por Renato Golin da Cunha.

Até os anos 70 a estratégia que orientava a determinação de ações das empresas no mercado tinha uma base que partia de uma análise da estrutura industrial e do posicionamento da empresa num determinado setor. As ações da empresa concentravam-se em atuar em sintonia com o funcionamento econômico do setor em que se situavam de modo a obter lucros crescentes com ações focalizadas a partir de receitas analíticas.

A conhecida turbulência nos mercados internacional fez mudar drasticamente o conceito e a dinâmica da estratégia empresarial como forma de preservação do sucesso das empresas. Prova disso é a publicação da revista britânica Management Today, que recentemente divulgou um estudo sobre as empresas inglesas mais rentáveis durante a década de 80: cerca de 70% delas desapareceram ou foram absorvidas durante a década de 90.

A busca e aumento da competitividade deixaram de ser uma "guerra de posições" para virarem uma "guerra de movimentos", onde o sucesso depende fundamentalmente da capacidade de agir com respostas rápidas às mudanças do ambiente externo e a vontade permanente de inovar. Não há uma regra para atingir a competitividade, sua busca se transformou numa batalha entre estratégias concorrentes.

Pequenos podem vencer grandes, se conseguirem reunir recursos necessários para esta batalha em forma inovadora, atingindo objetivos empresariais fixados por estratégias que utilizem a capacidade potencial dos indivíduos das equipes e dos sistemas disponíveis nas empresas.

A formulação de estratégias deve reconhecer que para um objetivo ser importante, valorizado e duradouro dentro da empresa, é necessário que ele se torne imediato e tangível para a realidade profissional das pessoas. Grandes objetivos empresariais devem ser financeiros, mas é impossível motivar e mobilizar funcionários que diariamente se dirigem ao trabalho apenas pelo desejo de atingir lucros pré estabelecidos para os acionistas de sua empresa, normalmente remotos e desconhecidos.

O pensamento estratégico deve injetar no ambiente de trabalho, idéias que sejam agradáveis,bem recebidas e que sensibilizem as pessoas, visando conferir dignidade, significado e entusiasmo às lutas competitivas da empresa, da qual todos fazem parte tendo consciência de sua responsabilidade para alcançar objetivos dignos e tangíveis.

Empresas de sucesso conseguiram desenvolver seus recursos atingindo uma capacidade diferenciada, ou capacidade chave, para valorizar seus produtos e serviços perante os olhos dos consumidores e extremamente difíceis de imitar pelos concorrentes. Considerar e reconhecer os recursos da empresa como ativos especializados e necessários para manter a capacidade chave da empresa é a forma de sensibilizar as equipes.

O conceito de uma capacidade chave associado à empresa é uma nova aquisição para o pensamento estratégico, capaz de fornecer novas perspectivas para a organização de recursos e substituir a estrutura convencional das divisões de produtos.

A Honda é famosa e identificada mundialmente pela capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com