TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Molish

Ensaios: Molish. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

3) No teste de Molish da aula prática 2 observa-se o aparecimento de um anel violeta no limite de separação dos líquidos, produto da reação de -naftol a 5%, ácido sulfúrico e a solução do carboidrato. Quais são os produtos formados nessa reação? Qual é o objetivo desse teste?

Produtos formados: o furfural, quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural (HMF) , quando for uma hexose. Objetivos: Reconhecer os carboidratos através da pesquisa das funções orgânicas presentes em suas moléculas e suas características.

4) No teste de Seliwanoff, realizado na aula prática 2, explique a diferença observada na formação do composto de coloração vermelha conforme o tipo de carboidrato presente nos tubos.

Este teste permite diferenciar aldoses de cetoses, pois a reação com a Cetose é mais rápida e mais intensa. Isso porque a formação do furfural é mais fácil que a formação do hidroximetilfurfural. A reação positiva é caracterizada pelo aparecimento de coloração avermelhada, o que indica a formação do complexo entre furfural ou HMF e, consequentemente, indica presença de aldoses e cetoses. Como foi dito, a reação para cetoses é mais rápida e mais intensa do que para aldoses.

5) No teste de Benedict da aula prática 2 alguns carboidratos, os chamados redutores, são capazes de reduzir os íons Cu2+ a Cu+, formando um precipitado vermelho tijolo. Explique o que são carboidratos redutores.

Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu2+) são reduzido pela carbonila livre dos crboidratos a íon cuproso, formando o óxido cuproso (Cu2O), que tem cor vermelho tijolo. A glicose é oxidada a ácido glicônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuproso. A sacarose não sofre oxidação porque possui os dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica.

6) No teste do iodo da aula prática 2 foi observada a formação de um complexo de coloração azul, produto da reação do iodo com o amido. Explique como ocorre a formação desse complexo, bem como, o desaparecimento dessa coloração quando o tubo foi aquecido.

Quando um alimento com amido entra em contato com o iodo, ocorre uma reação química (oxidação do amido) que é evidenciada por uma mudança de cor.Nessa reação ocorre a formação de um complexo de iodo e amido, o iodo se liga no amido, através de uma reação química, dando origem à um composto de coloração específica. A medida que se aquece o tubo, este complexo perde a estabilidade, voltando a sua coloração inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com