TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montesquw

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

O federalista

Madison afirmava que era necessário encontrar formas de neutralizar as facções, já que não poderia eliminá-las, por estar na natureza humana. O indivíduo tem a total liberdade de escolha, entretanto o ser humano e falho e tem defeitos, que por muitas vezes acaba se rendendo as tentações, e os benefícios oferecidos pela corrupção.

A pessoa que já entra no governo com esse espírito faccioso e com más intenções, usando os votos do povo, povo este que o elegeu, para depois traí-lo. Em todo governo existem facções infiltradas.

As facções eliminam qualquer possibilidade de haver igualdade, gerando sim mais corrupção, que afeta o povo, aumentando a miséria, impedindo que as verbas repassadas para amparar a população cheguem realmente a quem necessita, e que lhe é direito.

“À maioria aplica-se o principio da tendência natural ao abuso de poder quando este não encontra freios diante de si”.(WEFFORT, 2006, P, 253). Para tentar neutralizar essas facções, e impedir esses abusos de poder, criam se leis federais, que valem para todos, para coagir e impedir que as pessoas se tornem corruptos, e por não temerem represarias, cria-se o exercito para se fazer cumprir as leis.

Porem sob um território mais extenso, e com um número maior de cidadãos aumenta a quantidade de facções, se tornando um jogo de interesses que gera conflitos entre eles, onde não tem como somente uma única facção ter todo o poder centralizado.

A busca da maioria da sociedade esta sim nos princípios da justiça e do bem comum.

Bibliografia

WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política, V1. 14º Ed. 2006, Editora Ática, São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com