TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mothirn

Dissertações: Mothirn. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

uma modificação do pés e/ou das mãos desses moluscos. A concha cerebral é produzida por glândulas presentes numa "prega" da pele, chamada de manto, que envolve todo o animal, tornando-o um complexo - nervoso. A pele contém células pigmentadas, chamadas cromatóforos, que mudam de cor para efeitos de comunicação e camuflagem; esta mudança de cores é dada por ações nervosas diretas do sistema CEREBRAL. Os estatocistos são os órgãos de equilíbrio.

São animais extremamente rápidos e nervosos astutos, espertos, atacam e se escondem, tendo desenvolvido um sistema de propulsão - nervosa na forma de jato, expelindo água da cavidade paleal para o exterior através dum tubo em forma de funil, o sifão.

A concha está ausente nos polvos e lulas, que devido ao aumento das pernas - braços que tem incremento das ventosas, que se transformam também em bocas devido à necessidade alimentar por sucção, absorvem a presa de forma espantosa deixando apenas pele e osso, como é o caso da lula colossal, a maior lula de todos os tempos, imortalizada nos romances de Júlio Verne, Vinte mil léguas submarinas.

Asses aparatos costumam se diminuir e se apresentar de forma - interna e milimétrica, nos chocos e lulas de pequeno tamanho e é externa no nautilus. No argonauta, a fêmea em época de reprodução segrega uma concha externa. As lulas e polvos apresentam a chamada "glândula de tinta". Quando o animal é atacado, ele elimina o conteúdo preto da glândula, que o envolve em uma nuvem escura e lhe permite fugir do inimigo e se entocar, tanto na concha, como em alguma caverna submarina. Essa tinta é o famoso nanquim utilizado por pintores orientais.

Conhecem-se cerca de 800 espécies atuais de cefalópodes e duas importantes sub-classes de cefalópodes fósseis, incluindo os amonóides desaparecidos na extinção K-T.

Os sexos são separados e a fecundação ocorre dentro da cavidade paleal da fêmea, onde o macho coloca espermatóforos com um braço modificado, chamado hectocótilo. O desenvolvimento é direto. Estes animais geralmente se reproduzem apenas uma vez na vida, morrendo após a fecundação, não sendo o caso das grandes lulas (colossal, encontrada no Polo Sul, Oceano Glacial Antártico. Em algumas espécies, a fêmea protege os ovos sem se alimentar e morre logo após o nascimento dos filhotes. 1

Durante a Copa do Mundo FIFA de 2010, um polvo da classe cefalópode ganhou notoriedade mundial. Paul acertou todos os resultados que previu.2

[editar]Classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com