TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Eletricos

Dissertações: Motores Eletricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 5

Motores Elétricos

A maior parte da energia elétrica produzida industrialmente é gerada em corrente alternada (CA) e isso justifica o amplo uso desses motores.

Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. Assim ao ligarmos um motor á rede elétrica, ele irá absorver uma dada quantidade de energia elétrica e, em troca, acionará uma carga, como por exemplo, um refrigerador, um esméril, etc. Os motores elétricos em geral compõem-se de 2 partes:

• Rotor: que é a parte móvel

• Estator ou Carcaça: que é a parte fixa

Os motores elétricos podem ser Monofásicos e Trifásicos.

Motores Monofásicos de fase Auxiliar

Motor de fase auxiliar é um motor de indução constituído de um Rotor tipo gaiola de esquilo e um Estator formado por chapas de ferro silício. Esse tipo de motor é usado em máquinas de lavar roupas, eletrobombas, geladeiras, enceradeiras de potência elevada.

Características:

Dois enrolamentos no estator: um de fio mais grosso e com grande número de espiras (enrolamento principal ou de trabalho) e outro de fio mais fino e com poucas espiras ( enrolamento auxiliar ou de partida);

• Enrolamento principal, fica ligado durante todo o tempo de funcionamento.

• Enrolamento auxiliar, só funciona durante a partida e é desligado com o acionamento de um dispositivo automático localizado parte na tampa do motor e parte no rotor,

- Rotor tipo gaiola de esquilo, feito com barras de cobre ou alumínio curto-circuitadas.

- Bom conjugado de partida proporcionado por um capacitor ligado em série com o enrolamento auxiliar.

Ligação dos motores monofásicos

Os motores monofásicos de fase auxiliar podem ser construídos com dois, quatro, ou seis terminais de saída. Os motores de dois terminais funcionam em uma tensão (110 V ou 220 V) e em um sentido de rotação.

Os de quatro terminais são construídos para uma tensão (110 V ou 220 V), e em dois sentidos de rotação, os quais são determinados conforme a ligação efetuada entre o enrolamento principal e o auxiliar.

De um modo geral, os terminais do enrolamento principal são designados pelos números 1 e 2 e os do auxiliar por 3 e 4.

Para inverter o sentido de rotação, é necessário inverter o sentido da corrente do enrolamento auxiliar, isto é, trocar o 3 pelo 4.

Os motres de seis terminais são construídos para duas tensões (110 V e 220 V) e para dois sentidos de rotação.

Para inversão do sentido de rotação, inverte-se o sentido da corrente no enrolamento auxiliar. O enrolamento principal é designado pelos números 1, 2, 3 e 4 e o auxiliar por 5 e 6. Para a inversão do sentido de rotação, troca-se o terminal 5 pelo 6.

As bobinas do enrolamento principal são ligadas em paralelo quando a tensão é 110 V e em série, quando a tensão é de 220 V.

OBS: O motor de fase auxiliar admite reversibilidade quando se retiram os terminais do enrolamento auxiliar para fora com cabos de ligação. Admite também chaves de reversão, mas neste caso, a reversão só é possível com o motor parado. As potências de motores elétricos são dados em HP ou CV, onde: HP - Horse a Power - 746 w. CV - Cavalo a Vapor - 736 W .

Os motores de fase auxiliar atualmente são fabricados para potência de 1/6 á 2 CV.

Motores Trifásicos Assíncronos

Motores trifásicos são motores próprios para serem ligados aos sistemas elétricos de três fases e são os motores de emprego mais amplo na indústria. Oferecem melhores condições de operação do que os motores monofásicos porque não necessitam de auxílio na partida, dão rendimento mais elevado e são encontrados em potências maiores.

No estator do motor assíncrono de CA estão alojados três enrolamentos referentes ás três fases. Esses três enrolamentos estão montados com uma defasagem de 120º.

Do enrolamento do estator saem os fios para ligação do motor á rede elétrica que podem ser em número de 3, 6, 9 ou 12 pontas. Os motores trifásicos podem ter 2 tipos de rotores:

- Rotor tipo gaiola de esquilo ou em curto-circuito, do mesmo tipo usado em motores monofásicos.

- Rotor bobinado, não é fechado em curto internamente e tem suas bobinas ligadas ao coletor no qual é possível ligar um reostato, o que permite e regulagem da corrente que circula no rotor. Isso proporciona uma partida suave e diminui o pico de corrente comum nas partidas dos motores.

Padronização da Tensão dos Motores Trifásicos Assíncronos

Os motores trifásicos são fabricados com diferentes potências e velocidades para as tensões padronizadas da rede, ou seja, 220 V, 380 V, 440 V e 760 V, na frequência de 50 e 60 Hz.

Ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com