TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimixtures

Seminário: Multimixtures. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Seminário  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Multimisturas

Considerada como complemento nutricional, a multimistura foi criada para suprir deficiências nutricionais da população carente, por ser de baixo custo. Segundo a Anvisa, a multimistura ou “mistura à base de farelo” é obtida a partir da secagem, torragem, moagem e mistura de ingredientes de origem vegetal, como grãos de cereais, leguminosas ou através de mais de uma ou mais espécies de cereais, frutos, sementes, tubérculos e rizomas. Sua formulação dependerá da disponibilidade local dos ingredientes.

A hipótese de a multimistura beneficiar pacientes desnutridos, principalmente crianças, e reduzir a mortalidade infantil não pode ser atribuída somente a ela, pois há outros fatores correlacionados, como a melhoria das condições de saneamento básico, a ampliação do acesso da população às ações básicas de saúde. Outro motivo é que a qualidade nutricional é determinada por diversos fatores, e não unicamente pela quantidade de nutrientes de um produto. Por isso, deve ser levado em consideração o equilíbrio entre os nutrientes, as interações entre os diversos compostos da dieta, o estado fisiológico do indivíduo, as condições de processamento e de armazenagem e a presença de fatores anti-nutricionais (muito comum na multimistura).

Pelo fato de ser produzida artesanalmente, a multimistura tem sido questionada quanto ao controle de qualidade na produção, padrão nutricional e higiênico, da matéria-prima, manipulada e o produto final gerado.

A presença de fatores anti-nutricionais como o ácido fítico, encontrado nos farelos, e o ácido cianídrico, encontrado nas folhas de mandioca, prejudicam a biodisponibilidade de minerais como o zinco, o ferro, o magnésio e o cálcio presentes na dieta habitual; Os farelos de trigo e arroz podem ser considerados boas fontes de fibras alimentares, com grande capacidade de absorção de água, além de representar uma fonte importante de vitaminas “E” e do complexo “B”, mas um aumento de ingestão de fibras por pessoas que ingerem quantidades insuficientes de proteína pode reduzir o balanço de nitrogênio, prejudicando ainda mais o estado nutricional; Em relação ao pó da casca do ovo destaca-se que, embora seja um produto rico em cálcio, não há pesquisas conclusivas quanto à biodisponibilidade deste elemento. Sabe-se apenas que a forma de preparo e de ingestão do produto interfere negativamente na absorção do cálcio; A concentração do ácido cianídrico é mais elevada nas folhas da mandioca do que em sua raiz e a forma de reduzir de maneira significativa o teor dessa substância, envolve técnicas demoradas que não condizem com a forma de preparo do pó preconizado atualmente, podendo ser prejudicial à saúde da população;

Herbalife

É vendido como um suplemento nutricional contendo extratos de ervas, sendo vendido livremente com a promessa de melhorar a saúde ou para conseguir emagrecer. A diferença dos produtos farmacêuticos que devem ter suas formulas aprovadas após a realização de ensaios clínicos, o uso dos chamados suplementos nutricionais está escassamente regulado e controlado, podendo ser vendidos livremente. O Journal of Hepatolology acaba de publicar a ocorrência de casos de aparecimento de hepatites creditadas ao consumo do Herbalife, sendo este o segundo relato sobre o produto que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com