TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Hábitos

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A nova classe média é maior fenômeno sociológico do nosso pais, é uma grande mobilização social e econômica no Brasil, onde as pessoas usufruem dos seus direitos e conservam os seus valores no ponto de vistas político-social e religioso. O comportamento do consumidor tornou-se interessentante, principalmente, para aqueles que desejam influenciar ou mudar esse comportamento. Segundo Salomam (2000)

O comportamento do consumidor é campo muito novo e a medida que se expande, é influenciado por varias perspectivas diferentes.

Novas experiências vêm acontecendo atualmente na classe C em vários campos : lazer, turismo , alimentação, mudança que revolucionam o modo esse grupo deve ser visto, tratado e estudado. Todo esforço do mercado para atrair estes novos consumidores, constitui um problema que merece reflexão, levando em conta que continuidade desde modelo tem mais preocupação em criar consumidores, do que em criar cidadãos ativos.

E com isso os indivíduos não mais estão restritos aos círculos familiares e comunitários, mas são parte de um ambiente sociocultural-econômico-politico globalizado, que exige participação. Não se trata apenas de dizer que uma classe, ou grupo socioeconômico, passa a ter acesso a bens até agora limitados aso grupo de maior poder aquisitivo, mas discutir e refletir sobre estabelecimento de um novo cenário social, dos bens materiais culturais, do consumo dos meios de informações e comunicação aos meios de transportes, da indústria de conteúdos ao turismo, lazer e é claro, a educação. Todos os setores da sociedade são afetados.

Os novos hábitos do consumo da classe c vêm se mostrando cada vez mais relevante, e um dos grandes hábitos dessa classe é acesso ao cartão de créditos, instrumento de pagamento que possibilita ao portador adquirir bens e serviços mediante a um determinado limite de crédito nos estabelecimento credenciado. Segundo Campos (2010)

Aos brasileiros preferem o cartão para comprarem roupas, calçados, bem duráveis para casa, material de construção e passagens. Isto quer dizer que, a classe c, esta tornando cada vez mais frequente em nossa sociedade, a que mais consome, que mais paga imposto nesse pais, a que deverá se no futuro a classe predominante.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Os hábitos de consumo dos entrevistados considerados classe C.

Foram entrevistados três pessoas com faixa etária entre 25 (vinte e cinco) há 60 (sessenta), havendo mudança nos hábitos pessoais so longo de 10 anos, como poe exemplo, roupas de marcas, perfumes mais caros e adquirindo também bens duráveis tais como: computador, celular, notebook, tv lcd, micro ondas, geladeiras de ultima geração e meios de locomoção própria , onde um dos entrevistados relatou que trocou seu veiculo por modelo mais novo.

Segundo Target Group (2010).

As principais aspirações das pessoas da classe C dizem respeito ás novas tecnologia e renovações tecnológicas tais como computadores, celulares e micro- ondas.

Com relação ao turismo essa classe vem se destacando nos últimos anos, a situação financeira melhorou e com decorrência disto as viagens acontecem quase todos os anos principalmente na férias sendo que grande parte com finalidade de passear , onde o meio de locomoção na maioria das vezes é o avião. O acesso dessas famílias ao turismo, que há pouco mais de um dois não era tão amplo nos pais, tem contribuído não só para reaquecimento do setor, mas para crescimento da economia brasileira, impulsionando, principalmente, pelo consumo das famílias, que 2010, subimos pelo sétimo ano consecutivo.

2.2 Verificações da recente inclusão da classe C dos bens e direitos na sociedade brasileira.

A nova classe apresenta-se um perfil heterogêneo, com gostos diversificados, devido ao fato as rendas também são diferentes, mas porém ele passaram a ter um olhar mais apurado e exigente em relação aos produtos e prezam muito o atendimento e forma como são tratados na lojas e nos ambientes.

A classe C é a maioria do Brasil, os 94,9 milhões de brasileiros que compõem a nossa classe correspondem de 50,5 da população.

Esse aumento real do salario mínimo, o sucesso dos programas sociais do governo, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e BCP ( Beneficio de Prestação Continuada) duas ações que promovem a inclusão social, entre outras que existem. A atuam estabilidade econômica do país, o cenário econômico externo relativamente favorável , a popularização do credito, tudo isso contribuiu para fenômeno da nova classe média.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com