TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Da Borracha Na Amazônia

Ensaios: O Ciclo Da Borracha Na Amazônia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  244 Visualizações

O ciclo de borracha na Amazônia e sua importância.

Esse trabalho visa expor a história da Amazônia a partir do 1º ciclo, que é o da borracha, até o atual 3º ciclo econômico, que vem como o desenvolvimento sustentável e a Zona Franca de Manaus.

Serão abordados todos os sub-temas de forma implícita na redação e também de forma clara e objetiva.

A história a seguir estará sendo descrita com palavras próprias do autor sem que haja plágio de nenhuma obra didática, mostrando assim uma outra visão do que foi e do que ainda é a economia da Amazônia brasileira.

O apogeu da borracha deu-se, em torno de 1870, no Brasil República, serviu de vestuário até pneus de automóveis estrangeiros com o seu aperfeiçoamento em técnica de vulcanização. Mas caiu com a plantação da seringueira em outra localidade com um melhor plano de manejo, e por causa de uma guerra se reergueu durante esse período e finalmente depois, voltou a sua insignificância.

Conclusão:

Conclui que a visão geral a que chegamos só pode ser a de que por mais que haja qualquer investimento em produtos da selva amazônica, jamais conseguiremos ser independente de políticas externas e nunca deixaremos de ser apadrinhados pelo governo federal.

Mesmo com dois adventos da borracha, nunca nos preocupamos em determinarmos outras vias para a economia para sermos independentes de um só produto.

Bibliografia:

http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/ciclo-da-borracha-e-a-amazonia-atual

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com