TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é?

Monografias: O Que é?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

o que é ecologia?

- Sob que aspecto o sistema acácia-formigas lembram um líquen?

 Segundo Daniel Janzen, as formigas operárias que enxameiam a superfície da planta (acácia), agridem e picam animais de qualquer tamanho que entram em contato com a planta, protegendo-a, desse modo, da atividade de herbívoros e assegurando um abrigo para elas próprias. Assim o sistema formiga-acácia é uma entidade biológica tão dual quanto, por exemplo, um líquen. Um elemento geralmente não pode viver sem o outro na comunidade em que ele ocorre, sendo quase certo que ambos evoluíram em direção dessa relação mutualística.

2 - Explique o papel da taxa de crescimento na competição entre plantas.

 A taxa de crescimento das plantas em relação aos competidores é afetada pelas diferenças em altura, arranjo das folhas, forma da copa e na alocação de energia para as raízes ou para as folhas. Diferentes combinações dessas características são capazes de maximizar o crescimento em vários ambientes, ou seja, a competição ocorre de acordo com cada ambiente. Qualquer planta que eleva sua copa acima de seus vizinhos pode interceptar a luz deixando seus competidores na sombra, desta forma, em severa desvantagem.

3 - De acordo com o princípio da exclusão competitiva, duas espécies com requisitos ambientais semelhantes não podem coexistir indefinidamente no mesmo habitat. Como a exclusão competitiva pode ser evitada?

 O principio da exclusão competitiva sustenta que uma das espécies deve ser, ao final, eliminada. Um estudo feito com duas espécies de lentilhas-d’água, ao final aponta que em uma das espécies o corpo da planta apresenta espaços preenchidos por ar que lhe permite formar uma massa flutuante sobre a outra espécie, cortando a luz. Como conseqüência a espécie sombreada morre.

4 - A diversidade de espécies é maior em um ambiente onde a perturbação é contínua, do que em um ambiente mais estável. Por quê?

 Por que ocorre um tipo de equilíbrio, como por exemplo, o pinheiro-subalpino e o abeto-de-engelmann. As plântulas do pinheiro superam competitivamente as do abeto nos ambientes sombreados pelo simples fato de que elas sobrevivem. As plântulas do abeto, por outro lado, superam as do pinheiro nos locais ensolarados por que crescem mais rápido e são menos sensíveis a seca. Perturbações constantes evitam que os pinheiros ocupem toda a paisagem. As diferentes necessidades das espécies envolvidas mitigam a competição e permitem que as mesmas coexistam indefinidamente.

5 - Explique o papel das fitoalexinas e taninos na defesa das plantas contra microrganismos e herbívoros, respectivamente.

 Fitoalexinas são como um tipo de antibiótico natural, que quando infectada por microorganismos são liberados pela planta em forma de defesa. Estes são compostos similares a lipídios, cuja síntese pode ser estimulada também por danos causados as folhas.

Os taninos são geralmente defesas estáticas, sempre presentes nas partes das plantas onde eles ocorrem. Os taninos interferem na digestão dos insetos, combinando-se com as proteínas das plantas, tornando-as indigeríveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com