TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Direito? Pode Existir Direito Sem Coercividade? O Direito Existe Fora Da Sociedade? Qual A Principal Diferença Entre Direito Objetivo E Subjetivo?

Monografias: O Que é Direito? Pode Existir Direito Sem Coercividade? O Direito Existe Fora Da Sociedade? Qual A Principal Diferença Entre Direito Objetivo E Subjetivo?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  1.510 Visualizações

O direito tem por definição ser uma ciência social . Ele tem um papel importantíssimo na sociedade. O direito é um ramo da ciencia que regulamentariza as normas de condutas sociais , soluciona conflitos e legitima o poder politico jurídico . Ele tem um papel coercivo na sociedade. De acordo com kant o direito é o conjunto de condições pelas quais o arbitio de um poder concilia-se com o arbitio do outro segundo uma lei geral de liberdade. Etimologicamente falando , o direito é aquilo que segue a regra. Para Durkhein o direito é um simbolo visivel da solidariedade social e para Henri Levy-Bruhl o direito é um fenômeno social por excelência. O direito é o unico mecanismo capaz de trazer ordem , paz e soluções de conflitos . O direito só existe em sociedade, ele tem como principais caracteristicas a generalidade, bilateralidade, abstratividade, imperatividade e coercibilidade. Para Ihering o direito sem a coação é um fogo que não queima, uma luz que não ilumina. O direito ele foi dividido em dois grandes grupos: direito publico - aquele que cuida dos interesses coletivos- e direito privado- aquele que cuida dos interesses individuais. O direito objetivo é aquele que gerencia as normas jurídicas, ele é o ordenamento jurídico em si, composto pelas leis... Já o direito subjetivo, é o seu poder de requerer que o direito objetivo funcione. É o direito de acionar o Estado Juiz ( é o unico momento em que somos pro-ativo)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com