TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Gelo Seco?

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Gelo Seco?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O gelo seco é Co² solidificado, encontra-se a cerca de -79 ºC. O gelo seco não deixa resíduos, pois transforma-se diretamente em Co² (dióxido de carbono), produto utilizado para carbonar bebidas com gás, três vezes mais frio o gelo hídrico. Assim sendo, não é necessário grande quantidade de gelo seco para produzir frio. Em condições adequadas, utilizando-se de caixas isotérmicas, 20 kg podem ser suficientes para manter boa quantidade de alimentos congelados por uma semana.

Por sua densidade elevada o gelo seco ocupa pouco espaço, ótimo para transporte de produtos. Compactado em "pellets" ou em "nuggets" também é um produto de fácil manipulação e aplicação, associando isso à rapidez do poder de refrigeração. Permite sua utilização nas mais variadas áreas. Além disso, a libertação de Co² gasoso, faz do gelo seco um produto bacteriostático e fungistático, ou seja, produz frio e ainda inibi o desenvolvimento de microrganismos.

O processo chamado sublimação consiste na passagem de um sólido ao estado de vapor sem antes passar pelo estado líquido, ou seja, à medida que o gelo seco (Co²) é aquecido, transforma-se diretamente em dióxido de carbono gasoso.

Esse composto recebe esse nome pois realmente parece um gelo; porém, com uma propriedade especial: a sublimação; ou seja, ele passa diretamente do estado sólido para o gasoso, em temperatura ambiente. O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 50 atmosferas por litro.

Por ser facilmente sublimável, o gelo-seco se perde muito rapidamente para a atmosfera. Dependendo da forma, do seu tamanho, da temperatura exterior e da quantidade utilizada, as perdas de gelo-seco podem atingir os 5 kg em 24 horas num recipiente normal. E mesmo se estiver em recipientes próprios, devidamente isolados, ainda assim existem perdas. Em razão disso, o gelo-seco deve ser utilizado logo que possível, após a sua produção. Além disso, procura-se não abrir o recipiente em que ele está armazenado, preenchendo possíveis espaços vazios com papel ou outro material, pois esses espaços favorecem sua sublimação.

Sua rápida e contínua sublimação pode elevar muito a sua concentração no ambiente, tornando o ar “asfixiante”. Assim, ele não deve ser transportado juntamente com os passageiros ou o condutor num veículo fechado e também não deve ser guardado num local sem ventilação exterior onde estejam pessoas ou animais. A concentração normal desse composto no ar é de cerca de 0,035%. Se essa concentração ficar acima de 5%, ele pode se tornar tóxico.

Quando o gelo-seco passa para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar. Graças a essa “fumaça branca” formada, o gelo-seco é muito utilizado como um recurso cênico em filmes, shows, teatros, programas de televisão e festas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com