TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de anatomia

Seminário: O conceito de anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Seminário  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de anatomia

No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.

Sistema esquelético – Osteologia (Estudo dos ossos, mas também das cartilagens)

Definição: Estrutura formada por um arcabouço orgânico de células entremeadas no tecido conjuntivo

Função:

o Sustentação

o Locomoção

o Proteção

o Órgão Hematopoiético

o Armazenamento e Homeostase Mineral

o Armazenamento de Energia

É a parte da anatomia que estuda a definição, classificação e a nomenclatura dos ossos que compõem o esqueleto dos animais. Em sentido mais amplo, é o estudo das formações intimamente relacionadas ou ligadas com os ossos, formando o esqueleto.

O número de ossos varia segundo a idade, devido à fusão durante o crescimento de elementos ósseos que estão separados no feto e no animal jovem.

Esqueleto: é o conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouço do corpo dos animais domésticos

Funções do Esqueleto:

1. Proteção: Proteção de órgãos delicados como Coração, S.N.C, etc.

2. Armazenamento de íons: Armazena íons como Ca e P

3. Sustentação e Conformação: Sustentação do corpo dos animais

4. Sistemas de Alavancas: Com o auxílio dos músculos, o esqueleto cria um sistema de alavancas que permite a movimentação do corpo

5. Função Hematopoiética: Produz células sanguíneas

O estudo dos ossos, que me conjunto constituem o sistema esquelético ou simplesmente o esqueleto, é chamado de osteologia.

Os termos a seguir é frequentemente empregados quando se descreve um osso.

Osso compacto – refere-se a camada dura do tecido ósseo que recobre a maioria dos ossos e forma quase que inteiramente a haste dos ossos longos.

Osso esponjoso – é formado por placas ou espículas dispostas, formando uma rede porosa, cujos espaços geralmente são cheios de medula óssea.

Cavidade medular – é o espaço delimitado pelo tecido ósseo compacto da haste de um osso longo. No animal jovem está tomado pela medula óssea vermelha e que, por gradual disposição de gordura, se transforma na medula óssea amarela do animal idoso.

Epífise – refere-se às extremidades de um osso longo. A extremidade mais próxima do corpo do animal é denominada proximal, e a mais distante de distal.

Diáfise – é a haste cilíndrica de um osso longo, ligando as duas epífises.

Cartilagem epifiseal – Os ossos longos apresentam um corpo, ou diáfise, e duas extremidades, as epífises. A porção de transição entre a epífise e a diáfise é denominada metáfise e neste ponto encontra-se a cartilagem epifiseal ou epifisária. A cartilagem epifisária promove o crescimento dos ossos em comprimento através da multiplicação e substituição do tecido cartilaginoso por tecido ósseo. Com o avançar da idade, a cartilagem desaparece e o osso pára de crescer.

Cartilagem articular – É uma estrutura resistente e elástica que recobre a superfície dos ossos que compõe uma articulação. As funções principais da cartilagem articular estão relacionadas ao deslizamento das superfícies articulares entre si de uma maneira suave e sem atrito, ao suporte de pressões pelas articulações e a distribuição uniforme das pressões intra-articulares.

Periósteo – é uma membrana fibrosa que recobre a superfície do osso, exceto onde existe cartilagem articular. É responsável pelo aumento do diâmetro e reparação de fraturas ósseas.

Endósteo – é uma membrana fibrosa que envolve a cavidade medular e os canais de Havers.

CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS

Ossos longos – são aqueles nos quais predomina uma das dimensões. Consiste em uma haste mais ou menos cilíndrica, diáfise ligando duas extremidades ou epífises. Funcionam principalmente como alavancas e ajudam no suporte e locomoção.

Exemplo: tíbia, fêmur, rádio, úmero, metatarsos e metacarpos.

Ossos curtos – são cubóides, apresentando todas as dimensões mais ou menos iguais. Não apresentam cavidade medular, más, seu interior é formado por osso esponjoso tomado de espaços medulares. O exterior é formado por uma fina camada de osso compacto. Os ossos curtos ajudam a absorver impactos e formam juntas bastante complexas.

Exemplo: carpos, tarsos, falange média e proximal.

Ossos chatos – são relativamente delgados ou expandidos em duas das dimensões. Consistem em duas placas de osso compacto separadas por material esponjoso. Funciona principalmente na proteção de órgãos vitais como encéfalo, coração, pulmões, oferecendo também grande área para inserção de músculos.

Exemplo: Escápula, ossos planos do crânio, pelve. Há um tipo de osso plano, ossos do crânio, que não apresentam o periósteo em uma de suas faces, sendo substituído diretamente pela dura máter.

Ossos pneumáticos – ossos que estão localizados na cabeça dos mamíferos e no corpo das aves. É caracterizado, não por um formato geométrico, mas sim por ser oco e apresentar câmaras de ar internamente. Isso tem a função de dar leveza à cabeça ao mesmo tempo de proteção e aumentar a área de inserção dos músculos faciais. Esse espaço preenchido por ar denomina-se seio paranasal, pois estes ossos têm comunicação com o aparelho respiratório. Exemplo: osso frontal, maxilar, nasal.

Ossos irregulares – ossos que não se encaixam em nenhuma descrição anterior, com vários processos (pontas) para fixar ligamentos, faciais e músculos. Não possuem forma definida. Exemplo: ossos da coluna vertebral, falange distal.

ESTRUTURA DOS OSSOS

Constam principalmente de tecido ósseo, uma membrana que os envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com