TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoartose

Artigo: Osteoartose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Osteartrose

A osteoartrose também conhecida como artrose, processo degradativo articular, processo degenerativo articular que resulta de uma lenta e progressiva degradação da cartilagem articular, um tecido elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos. Os sintomas da artrose geralmente aparecem na meia idade. A osteartrose é divida em dois grupos osteartrose primária, é formada por aqueles indivíduos que possuem um fator genético para o desenvolvimento da patologia, e a osteartrose secundária, é formada por indivíduos que apresentam a patologia devido algum fator agressivo (traumas, lesões, entorses, luxações, fraturas).

Fatores Causadores ou de Risco

Em geral, a causa da artrose é desconhecida, ela está relacionada principalmente ao envelhecimento esurge principalmente na população acima de 55 anos.

A osteartrose também pode estar ligada a outros fatores tais como:

 Sexo: nas mulheres acomete de forma isolada mais as mãos e os joelhos, enquanto que nos homens a osteartrose de quadril é mais freqüente;

 Fatores genéticos;

 Fatores hormonais: mulheres no período pós-menopausa podem ter uma chance de maior surgimento da doença;

 Fatores metabólicos: distúrbios endócrinos e metabólicos estão associados ao surgimento da osteoartrose.

 Sedentarismo: está por trás do aparecimento de muitas doenças e uma delas é osteoartrose. O sedentarismo diminui a atividade das cápsulas que estão presentes nas articulações, até que elas deixem de responder os estímulos, a restrição à atividade física leva a fraqueza e hipotrofia muscular, diminui o condicionamento físico, aumentando a dor e levando o individuo a incapacidade física. A inatividade física no paciente com osteoartose pode levar a um aumento da dor eaceleração do comprometimento físico;

 Obesidade e sobrepeso: o excesso do peso pode aumentar as chances do surgimento da doença;

 Fraturas, lesões e deformidades: lesões de meniscos e ligamentos, anormalidades anatômicas dos joelhos e quadril, congênitas ou adquiridas na infância, podem causar osteoartrose precocemente;

 Fatores Ocupacionais e Práticas Esportivas: o uso excessivo em longo prazo no trabalho ou no esporte, esforço físico, sobrecarga articular e prática de atividades físicas de alta intensidade, com impacto articular direto.

Doenças que podem causar a osteoartrose:

 Hemofilia;

 Gota crônica, pseudogota ou artrite reumatóide;

 Necrose vascular

Formas de Diagnóstico

A osteoartrose ocorre por insuficiência da cartilagem ocasionada por um desequilíbrio dos seus principais elementos (colágeno, proteoglicanas, condrócitos, osso subcondral, membrana sinovial associado a uma variedade de condições. Estudos clínicos têm identificado outros fatores capazes de influenciar a osteoartrose, tais como a anatomia das estruturas, o peso corporal, os hormônios e a genética. O diagnóstico é normalmente baseado no histórico clínico do paciente, quando relata a presença de dor articular, em exames laboratoriais, principalmente VHS por se tratar de uma degeneração quase sempre acompanhada de um processo inflamatório não tão intenso, e também por meio de técnicas de imagem, exames radiográficos.

Exames Complementares para Diagnóstico

Exame radiográfico: a radiografia convencional é adequada na vasta maioria dos casos, e devem ser tiradas duas projeções padronizadas em ângulos retos entre si. Tumefação suave do tecido é geralmente mínima. A proliferação do periósteo periarticular ocorre nos locais onde a cápsula articular e os ligamentos se inserem e nas margens da cartilagem articular. Esta proliferação é usualmente macia e uniformemente mineralizada com margens bem definidas. O osso subcondral pode tornar-se fino, espessado, denso ou irregular.

Densidades ósseas intra ou periarticular podem ser vistas devido a fraturas por avulsão, calcificação da cápsula ou do tendão, ou calcificação de fragmentos articulares livres.

A progressão das mudanças durante as radiografias comparativas irá mostrar as alterações progressivas ao longo dos meses.

Artrografia e ressonância magnética: a articulação que mais se usa esta técnica é a escápulo-umeral. Articulação fêmoro-tíbio-patelar pode ser utilizada para detectar a presença de corpos livres no espaço articular.

A ressonância magnética possibilita obter imagens em múltiplos planos, com ótimo contraste entre tecidos moles e cartilaginosos. A imagem da ressonância pode revelar alterações agudas e crônicas da cartilagem e do osso subcondral, tais como fraturas condrais e cistos subcondrais.

Em comparação, a ressonância sai como melhor método de diagnóstico para avaliação da cartilagem.

Artroscopia: o método consiste em introduzir a cânula de maneira asséptica na cavidade articular, dando a capacidade de visualizar diferentes posições oferecendo uma avaliação minuciosa o interior da cavidade. Fibrilações e ulcerações da cartilagem, ruptura de ligamentos, fragmentação dos meniscos e formação de osteófitos, podem ser rapidamente detectados pelo exame artroscópico. Além disso, as afecções da membrana sinovial são diagnosticadas pelo espessamento, hiperemia e formação de vilosidades anormais.

Artrocentese e avaliação do líquido sinovial: declaram que o maior valor deste exame consiste em determinar se a causa da lesão é inflamatória ou não.

Principais Sinais e Sintomas

Sintomas

Os principais sintomas da osteoartrose são dor, rigidez matinal de curta duração, limitação de movimento e, nas formas mais graves, instabilidade da articulação acometida.

Dor

O principal sintoma da osteoartrose é a dor, que possui um padrão mecânico – desencadeada pelo uso da articulação e melhorada com o repouso. Esse padrão, diferente do observado nas doenças articulares inflamatórias (dor que piora com o repouso e melhora com o movimento), contribui no diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com