TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ozonosfera

Resenha: Ozonosfera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

A camada de ozono é encontrada na estratosfera, região da atmosfera. Esta camada tem a propriedade de absorver a radiação ultravioleta do Sol; por este motivo, sem a proteção do ozônio, as radiações causariam graves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra.

É importante lembrar que não é o ozono em si o responsável pela proteção contra os raios ultravioleta, mas o ciclo ozônio-oxigênio. Neste ciclo, há grande absorção da radiação solar, transformada em energia térmica na estratosfera. Os CFCs, conhecidos pelo efeito prejudicial à camada de ozono, por meio do cloro gasoso, têm o papel de paralisar o ciclo.

A Austrália tem sido bastante castigada pelo aumento de penetração dos raios ultravioleta, causando incidência elevada de câncer de pele na população local.

Observação: Embora os CFCs sejam gases do efeito estufa, sua ação neste fenômeno é pequena. Não deve-se confundir a questão do ozônio na atmosfera, relacionada à radiação ultravioleta com a questão do efeito estufa, relacionada com a radiação infravermelha.

Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta que vem do sol, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.

Saiba que....

o Ozônio Medicinal...

aumenta o aporte de oxigênio a todas as células do organismo, aumentando a oxigenação, a respiração e o metabolismo celular como um todo.

facilita e estimula a circulação do sangue, mesmo através de artérias já estreitadas, por melhorar a flexibilidade dos glóbulos vermelhos.

tem efeitos bactericida, fungicida e de inativação viral (efeitos importantes no tratamento de Herpes e das Hepatites virais).

estimula a produção natural de interferon, interleucina, e fator de necrose tumoral.

aumenta a saturação de oxigênio no sangue circulante.

tem efeito anti-inflamatório importante.

é útil como coadjuvante no tratamento de algumas dores crônicas.

Tem grande poder de ativar e melhorar os sistemas anti-oxidantes próprios do organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com