TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASTEURIZAÇÃO

Trabalho Universitário: PASTEURIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  509 Visualizações

PASTEURIZAÇÃO E SUA UTILIDADE

A pasteurização é um método de conservar os alimentos por meio de temperaturas elevadas, e depois rapidamente esfriar. O leite pasteurizado pode ficar por mais tempo na prateleira.

História da pasteurização (subtítulo)

Louis Pasteur descobriu em 1864 que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60°C, por um determinado tempo (chamado de binômio tempo x temperatura), e depois abaixando bruscamente a temperatura do alimento evitando a sua deterioração, reduzindo de maneira sensível o número de microorganismos presentes na sua composição.

No final do século XIX, os alemães iniciaram a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite in natura, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto.

Deste modo, deram origem não só a um importante método de conservação, como também a uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar a qualidade de produtos alimentícios.

Como é possível conservar os alimentos neste processo? (subtítulo)

A pasteurização reside basicamente no fato de se aquecer o alimento a determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos presentes no alimento. Posteriormente estes produtos são selados hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. O avanço científico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos como o leite pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com