TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLATEC

Tese: PLATEC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Tese  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Platec

O que é?

O Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás (PLATEC) é um projeto realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com a missão de organizar e gerenciar de maneira eficiente um ambiente favorável à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica no setor petrolífero.

O que faz?

O programa organiza competências e conhecimentos necessários para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e o planejamento de projetos cooperativos, promovendo de forma transparente a articulação entre a oferta e demanda tecnológica, com ênfase no fortalecimento das empresas nacionais e na competitividade do setor do petróleo no Brasil. Além disso, tem o papel de assegurar um foco adequado ao financiamento das pesquisas em áreas de alto grau de relevância para a indústria e a cobertura de toda a cadeia produtiva.

Através de um processo participativo, o PLATEC dispõe de uma estrutura necessária aos interessados em pesquisa e desenvolvimento, definindo prioridades, estabelecendo prazos e planos de ação e identificando as demandas tecnológicas que podem resultar em oportunidades de negócios.

As ações de incentivo ao desenvolvimento tecnológico promovidas pelo PLATEC visam o aumento da competitividade das empresas pela inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas. Pretende-se atrair o maior número possível de participantes, aumentar os investimentos da indústria em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e promover ações de cooperação entre as empresas e as instituições de ciência e tecnologia.

2ª página do folder

As Plataformas Tecnológicas foram selecionadas a partir de ampla consulta ao setor empresarial. Elas atenderão à diversidade tecnológica e a níveis distintos de complexidades. Além disso, terão como objetivo comum promover a aproximação dos diversos grupos interessados em cada setor de modo a fomentar, estimular e incentivar seu crescimento de modo sustentável.

E&P Onshore

Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de equipamentos adequados à exploração e produção de petróleo em terra, com atenção aos temas relacionados à estimulação dos campos maduros e ao tratamento das águas produzidas, com especial atenção às necessidades dos pequenos produtores.

Campos Inteligentes

Concebido para estimular o desenvolvimento e a nacionalização de equipamentos, instrumentos, sensores, softwares, sistemas e outros mecanismos para aplicação na produção automatizada e integrada de petróleo segundo o conceito de “campos inteligentes”.

Navipeças

Busca fortalecer o fornecedor nacional do setor de construção naval, por meio do incentivo ao desenvolvimento de novos produtos, visando ampliar a competitividade industrial e o conteúdo local. Oferece também mecanismos de apoio tecnológico ao pequeno e médio produtor de navipeças.

A Plataforma Tecnológica Navipeças foi escolhida como o piloto desenvolvendo a metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com