TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Policarbonatos

Monografias: Policarbonatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

O POLICARBONATO

I) INTRODUÇÃO

O policarbonato é um poliéster, com repetição de estrutura química das moléculas de bisfenol A, ligado em conjunto com grupos de outros, carbonato (-O-CO-O-) em uma molécula longa.

Ela leva o seu nome a partir do carbonato de grupos em sua cadeia principal. É também conhecido como policarbonato de bisfenol A, uma vez que é feita a partir de bisfenol A e fosgênio.

http://samuelrobaert.blogspot.com.br/2009/08/policarbonato-pc.html

II) TIPOS

POLICARBONATO ALVEOLAR

III) EQUAÇÃO QUÍMICA

CARACTERÍSTICAS

O Policarbonato tem como principal característica altíssima resistência ao impacto (250 vezes mais resistente que o vidro e 30 a 40 vezes mais resistente que o acrílico), e grande resistência química; pode ser moldado a frio já que trata-se de um material flexível. É um material leve (50% mais leve que o vidro), com grande resistência a altas e baixas temperaturas (de -30ºC a 120ºC), permite curvatura a frio (100 vezes a espessura da chapa), não propaga chama (auto-extinguível). Possui a característica de manutenção das suas propriedades mecânicas mesmo quando submetido a elevadas temperaturas.

http://www.macedoplasticos.com.br/itm/policarbonato.html

IV) PROPRIEDADES

Propriedades

Fórmula molecular

(-[CO-O-pPh-C(CH3)2-pPh-O])n

Densidade

1.2 g cm-3 1

Ponto de fusão

140 °C 1

Condutividade térmica

0.20 W m-1 K-1 1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Policarbonato

V) APLICAÇÕES

Os policarbonatos são materiais muito utilizados onde a tenacidade, o caráter auto-extinguível e a transparência são necessários em uma peça.

Atualmente, o consumo da metade do PC é aplicado nas indústrias elétricas e eletrônicas, na fabricação de relês, bobinas, terminais, plugs, recobrimento de fusíveis, sendo necessárias propriedades como resistência a chama, bom isolamento, dureza resistência ao calor, resistência à oxidação.

Na área industrial; janelas, proteção de máquinas, painéis de medição, capacetes, mostradores de aeronaves, pára-brisas, lentes, janelas de trem, escudos.

Em aplicações domésticas, os policarbonatos são usados em vasos, pratos, cabos de talheres, mamadeiras, etc. São usados ainda em lanterna de automóveis, janelas de aviões, Compact Disc. (CD), Digital Vídeo Disc. (DVD), etc.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_-AAB/polimeros-introducao-a-policarbonato

VI) BIBLIOGRAFIAS

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_-AAB/polimeros-introducao-a-policarbonato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com