TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Ebulição

Trabalho Escolar: Ponto De Ebulição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA

DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

Catiuce Abreu Pinto.

Daniele Saraiva.

Francine Teixeira Pereira.

RELATÓRIO SOBRE PONTO DE EBULIÇÃO

Pelotas, 11 de novembro de 2013.

1 Introdução

Químicos sempre estão procurando caminhos para caracterizar materiais. Esses são na verdade números de métodos físicos avaliados para diferenciação entre substâncias, identificar ou qualificá-las.

O ponto de ebulição é a temperatura à qual a aplicação de mais calor a um líquido não provoca qualquer aumento de temperatura e o líquido se converte em vapor.

O ponto de ebulição não tem a mesma importância que o ponto de fusão para a caracterização ou critério de pureza de uma substância, mas tal como no ponto de fusão quando se determina o ponto de ebulição de uma substância pura não é admissível que surjam variações na temperatura superiores a +/- 1oC. Com isto, se ao determinamos o ponto de ebulição de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua ebulição existirem variações de temperatura superiores a 1oC, a substância não pode ser considerada pura.

2 Objetivos

Determinar o ponto de ebulição do Benzeno, Álcool Etílico e Mistura Azeotrópica.

3 Revisão da Literatura

O ponto de ebulição é a temperatura na qual um líquido vence a pressão atmosférica, passando para o estado gasoso (mudança de estado). Em altitudes diferentes, uma mesma substância apresenta pontos de ebulição diferentes. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica diminuindo o ponto de ebulição (PAULA, 2005).

Além da pressão atmosférica, o ponto de ebulição depende da polaridade das substâncias. Para substâncias apolares quanto maior o peso molecular, maior será o ponto de ebulição e para substâncias de peso molecular próximo, a ramificação abaixa o ponto de ebulição (PAULA, 2005).

Para substâncias polares, de peso molecular próximo, a mais polar tem maior ponto de ebulição. Substâncias que estabelecem ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) têm ponto de ebulição extremamente elevado (PAULA, 2005).

Já quando houver momento dipolar elétrico, de acordo com Pauling (1965), se duas moléculas se acharem dispostas de maneira que a extremidade positiva de cada uma delas esteja próxima à extremidade negativa da outra, a interação dos momentos dipolares produzirá uma força de atração, além da força eletrônica de Van der Waals, o que causará um aumento no ponto de ebulição.

O ponto de ebulição de uma solução é mais alto que o do solvente puro. O valor desse aumento é proporcional à concentração molar do soluto. Pode-se utilizar o ponto de ebulição de soluções para determinar massas moleculares de solutos, assim como para o ponto de fusão de soluções para esse fim (PAULING, 1965).

Segundo o site do Centro Regional de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo (2002), à temperatura ambiente o benzeno é um líquido volátil, estável e incolor. Tem um cheiro característico e um ponto de ebulição relativamente baixo (80,1º C), evaporando-se rapidamente. É altamente inflamável e pouco solúvel em água, mas miscível com a maior parte dos solventes orgânicos. Tem a fórmula química C6H6, com os seus átomos de carbono nos vértices de um hexágono e um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono. Na sua análise química são utilizadas técnicas de cromatografia de gás para a sua separação, com detecção por ionização por chama, fotoionização ou espectrometria de massa.

De acordo com o site do Instituto Camões (2008) o etanol (ou álcool etílico) é um líquido incolor (o ponto de ebulição é 78ºC), com cheiro característico, volátil, inflamável e solúvel em água. É utilizado como solvente na fabricação de tintas, lacas, vernizes e perfumes, como combustível e na preparação de produtos farmacêuticos. É ainda muito usado como desinfetante e é comercializado sob a forma de álcool etílico.

Por ser um álcool podemos concluir mais sobre seu ponto de ebulição. Segundo Russel (2006), os pontos de ebulição dos álcoois são consideravelmente mais altos do que dos alcanos correspondentes, isto resulta do alto grau de associação no líquido, provocado pelas ligações de hidrogênio.

De acordo com o Manual de Produtos Químicos Finos (ALDRICH, 2007) o ponto de ebulição do Benzeno é 80,1ºC e o do Álcool Etílico 78,5ºC.

4 Material e Métodos

Os materiais utilizados para a determinação do ponto de ebulição das substâncias foram os seguintes:

• Termômetro com escala até 250oC;

• Bico de Bunsen;

• Tubo capilar de ponto de fusão;

• Suporte universal e garras;

• Béquer de 150mL;

• Tripé;

• Agitador manual;

• Tubo de ensaio (50 mm x 5 mm);

• Anel de borracha;

• Tela de Amianto.

O procedimento adotado para o experimento foi o Método de Siwoloboff.

Primeiramente foi colocada uma pequena quantidade de líquido no tubo de ensaio até quase encher a parte superior com formato esférico. Fechou-se no fogo uma das pontas de um tubo capilar com menos de 1mm de diâmetro e colocou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com