TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Fusão E Ebuliçao

Exames: Ponto De Fusão E Ebuliçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

1. Objetivo

Determinar o ponto de fusão e ebulição de alguns compostos orgânicos, sólidos e líquidos respectivamente.

2.Introdução

2.1 Ponto de Fusão

O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Ponto de fusão é a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias. Dependendo do aparelho o aquecimento pode ser feito eletricamente ou através de banho. Há vários líquidos que podem ser utilizados como banho de aquecimento e, neste caso, o líquido escolhido depende do sólido a ser fundido.

2.2 Ponto de Ebulição

O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado liquido ao estado gasoso. No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão ambiente (do sistema), a qual pode ser considerada a pressão atmosférica (760mmHg), caso o sistema esteja comunicante com a atmosfera terrestre e ao nível do mar. Neste último caso, deve-se levar em conta que o ponto de ebulição varia com a altitude, já que a pressão atmosférica varia com a mesma. As ligações químicas que juntam os átomos se "quebram", deixando os átomos muito mais livres (característica do estado gasoso). Quanto mais baixa for a pressão do sistema, menor será o ponto de ebulição e vice-versa.

3.Materiais e Reagentes

Materiais utilizados: Reagentes:

- Termômetro - Ácido benzoico

- Pipeta Pasteur - Glicerina

- Suporte Universal

- 2 Tubos Capilar

- Bico de Bunsen

- Tubo de thiele

- Garra de Três dedos

- Proveta

- Tubo de ensaio

- Pedras de porcelana

- Almofariz com pistilo

4-PROCEDIMENTOS

Ponto de Fusão

Montou-se a aparelhagem para determinação do ponto de fusão usando um tubo de Thiele e termômetro. Pegou- se um tubo capilar fechando uma das extremidades com auxílio do bico de Bunsen, transferiu- se uma pequena quantidade do composto para o tubo capilar, colou- se o tubo capilar junto ao termômetro, mergulhando o conjunto no banho de olho contido no Thiele, aquece -se o óleo com uma chama moderada com auxílio do bico de Bunsen dirigindo o para a lateral do tubo. Anotou- se a temperatura do momento em que substância começar a fundir e manter as anotações na fusão total. A faixa entre o início da fusão e a fusão total e a faixa de temperatura de fusão da substância.

Ponto de Ebulição

Colocou- se em um tubo de ensaio o liquido cujo o ponto de ebulição será determinado, introduziu -se no liquido um tubo capilar com uma de suas extremidades fechadas com auxílio do bico de Bunsen, com a extremidade aberta voltada para baixo. Ajustou- se o tubo de ensaio com amostra a um termômetro, colou -se este conjunto em um tubo de Thiele, aqueceu se lentamente o tubo de Thiele até se forma uma corrente de bolhas e continuamente no tubo capilar interrompeu- se o aquecimento neste momento, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com