TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precificação Hedonica

Trabalho Escolar: Precificação Hedonica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade de habitação é uma característica própria a todo ser humano, sendo caracterizada como básica e está intimamente ligada a busca por segurança, conforto e privacidade. O papel da habitação ocupa um lugar de destaque no cenário econômico, através no mercado imobiliário que ao longo dos anos tem se tornado um dos setores mais lucrativos da economia na geração de negócios, emprego e renda, sendo imprescindível para o crescimento e desenvolvimento do país.

No Brasil, somente no primeiro semestre de 2009, quase treze bilhões de reais em recursos da poupança foram destinados ao financiamento da casa própria e mais de dois bilhões de dólares circularam em transações imobiliárias, o que situa o Brasil à frente de outros países da região, como Argentina, México e Chile, segundo informação da Associação de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).

Os sinais de que o mercado imobiliário Brasileiro está entrando em um momento muito positivo tornam-se cada vez mais perceptíveis. O mercado imobiliário, em especial a construção civil, responde por aproximadamente 10% do produto interno bruto nacional, tendo gerado efeitos positivos sobre toda a economia, especialmente com a criação de emprego e renda (TREVELIM, 2007).

E em Mossoró, esse crescimento também é bastante significativo, por todos os lados é possível ver o grande número de empreendimentos imobiliários em andamento na cidade. Segundo levantamento feito pelo sindicato da construção civil nos últimos dez anos a expansão do mercado imobiliário na cidade, cresceu 480% contra 43,2% na média nacional (SINDUSCON, MOSSORÓ), isto demonstra a importância do setor na economia da cidade.

Neste cenário de crescimento se faz necessário entendermos o comportamento dos consumidores na hora de optar pela locação de um imóvel. Para CHESHIRE E SHEPPARD (1995), o imóvel é um bem que possui características muito peculiares que os diferenciam de outros bens, são fixos, são considerados bens duráveis, tem alto custo de transação e são muito heterogêneos, ou seja, suas características variam muito, o que torna muito difícil sua comparação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com