TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Funções E Atividades Da Contabilidade Tributária, Principais Funções Do Planejamento Financeiro Tributário.

Dissertações: Principais Funções E Atividades Da Contabilidade Tributária, Principais Funções Do Planejamento Financeiro Tributário.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  6.745 Visualizações

Página 1 de 5

Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária, Principais Funções do planejamento Financeiro Tributário.

A Contabilidade Tributária é o ramo da contabilidade que estuda e controla as obrigações tributárias da empresa que deve estar sempre em consonância com a legislação tributária em vigor. Dessa forma, permite que a execução do planejamento tributária seja de forma eficiente evitando possíveis sanções fiscais.

As principais funções e atividades da Contabilidade Tributária podem ser classificadas em:

• Apuração com exatidão do resultado tributável de determinado exercício fiscal;

• Registro contábil das provisões relativas aos tributos a recolher.

• A Contabilidade Tributária tem a responsabilidade de informar, correta e oportunamente, o valor das diversas provisões para recolhimento dos tributos, de acordo com o princípio contábil da competência de exercícios;

• Escrituração dos documentos fiscais em livros fiscais próprios ou registros auxiliares;

• Preenchimento de guias de recolhimento;

• Orientação fiscal para todas as unidades da empresa ou das sociedades coligadas e controladas;

• Treinamento e constante supervisão dos funcionários do setor de impostos.

Planejamento Tributário

É o estudo feito preventivamente, pesquisando seus efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas.

A redução de custos atualmente é muito discutida, pois para se obter o melhor resultado numa economia tão instável como a brasileira é de fundamental importância que seja feito um planejamento tributário.

A finalidade principal de um bom planejamento tributário é a economia de impostos, de forma lícita.

Para alcançar esses objetivos é necessário que o contador conheça com profundidade:

• As situações em que é possível o crédito tributável;

• As situações em que é possível o diferimento dos recolhimentos dos impostos;

• As despesas e provisões permitidas pelo fisco como dedutíveis da receita;

• Oportunidades e aproveitamento das lacunas deixadas pela legislação, ficando atento às mudanças nas normas e aos impactos nos resultados da empresa.

Principais funções do planejamento financeiro

• Coleta, o profissional de planejamento financeiro coleta as informações necessárias para preparar um plano financeiro. A coleta vai além de uma simples reunião de informações, incluindo também a identificação de fatos relacionados, por meios dos cálculos requeridos, e a ordenação das informações para análise;

• Analise, o profissional de planejamento financeiro identifica e considera problemas, faz analise financeira e avalia as informações resultantes para poder formular estratégias para os clientes.

• Síntese, o profissional de planejamento financeiro sintetiza as informações para formular e avaliar as estratégias para criar um plano financeiro.

Contabilidade tributária nas empresas

As empresas brasileiras e similares, de qualquer porte ou tamanho, assistidas por profissionais capacitados e qualificados, estão todos sem exceção passando por um momento muito delicado no que diz respeito a obrigação tributária em geral.

O momento é bastante delicado, devido as adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira e as novas tecnologias tributárias que exigem maior transparência e controle interno das empresas buscando reduzir a economia informal e a sonegação fiscal.

Muitos profissionais estão sentindo essa mudança, onde exige maior conhecimento técnico específico e sua respectiva atualização, seja no retorno acadêmico, ou procurando cursos que possam minimizar seus riscos.

Muitas empresas foram constituídas em locais em que hoje o Plano Diretor aprovado por Prefeituras não permitem o exercício daquela atividade econômica naquela localidade, ficando citadas empresas em situação irregular no tocante as obrigações municipais.

Outras são obrigadas a investir num projeto ambiental para tratamento de seus resíduos industriais.

Outras procuram investir na certificação de seus produtos, mas se deparam com uma concorrência voraz que injetam produtos similares ou de qualidade diferenciada a preços mais populares, resultando na inviabilidade do investimento para a citada certificação.

Outras resolvem reduzir custos com a terceirização, mas perdem controle da qualidade dos produtos de sua industrialização, resolvendo, portanto, oferece-los a um mercado alternativo.

A maioria das empresas não tem informações sobre o real impacto tributário na customização de seus insumos e na precificação de seus produtos. Como também desconhecem os incentivos que podem diminuir citados impactos, buscando alternativas pouco convencionais e geralmente passíveis de riscos. Hoje, as multas cobradas por informações de obrigações tributárias, alimentam um sistema que deverá identificar as evasões e os indébitos fiscais que provavelmente gerará uma bolha de ônus pecuniários para essas empresas, que, lamentavelmente ainda pratica ações de fácil identificação pelo fisco.

Devemos entender que as fiscalizações serão informatizadas, com o uso da tecnologia, e isso inibe as negociatas que antes existia, o modelo que exige transparência, controle interno, legalidade, precisa de capacitação e qualificação de profissionais para minimizar os riscos futuros.

O sistema de tributação quando facilita as obrigações tributárias através da evolução tecnológica visa conter as evasões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com