TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualitaquimica

Tese: Qualitaquimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2013  •  Tese  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

2-Muitas reações que ocorrem em testes de solubilidades são reações ácido-base. Sabe-se que a duas definições, a teoria de Bronsted-Lowry e a de Lewis. Segundo a teoria de Bronsted-Lowry, um ácido é uma substância que pode doar (ou perder) um próton e uma base é uma substância que pode receber (ou remover) um próton. Na teoria de Lewis os ácidos são receptores de par de elétrons e bases são doadores de par de elétrons. (Solomons & Fryhle, 2009)

Uma reação ácido-base de Bronsted –Lowry, que é muito utilizada em testes de solubilidade, para diferenciar ácidos carboxílicos, alcoóis e fenóis. Ácidos carboxílicos insolúveis em água, como o ácido benzóico, dissolvem-se em hidróxido de sódio e água ou bicarbonato de sódio aquoso. Os fenóis insolúveis em água dissolvem-se em hidróxido de sódio aquoso, mas não em bicarbonato de sódio. Já os alcoóis insolúveis em água não dissolvem em hidróxido de sódio nem no bicarbonato. (Solomons & Fryhle, 2009)

3-Quando consideramos a solubilidade de compostos orgânicos entre si e com a água devemos levar em consideração a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica. Há uma tendência de substâncias polares dissolverem substâncias polares e substâncias apolares dissolverem substâncias apolares, ou seja, semelhante dissolve semelhante, mas há exceções à essa regra. Assim, a maioria dos compostos orgânicos é insolúvel ou pouco solúvel em água, porque a maioria é apolar e a água é um composto polar.

Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, como, por exemplo, álcool, éter, benzeno, gasolina, etc.

(www.coladaweb/quimica-organica)

4-Acetato de sódio, também chamado etanoato de sódio, é um composto cristalino incolor, de fórmula ( CH3COONa ), possuindo massa molar de 82,03378928. Apresenta-se normalmente na forma de sal anidro ou trihidratado. Ambas as formas são solúveis em água e em etoxietano e ligeiramente solúveis em etanol.

(www.motivofaz.com.br) as 13:04

O ácido benzóico, é classificado como ácido carboxílico .É considerado um ácido fraco,e seu anel aromático é similar ao do benzeno e é o mais simples ácido carboxílico aromático. Apresenta-se como um sólido cristalino incolor.

Para todas as sínteses, ácido benzóico pode ser purificado por recristalização da água devido à sua alta solubilidade em água quente e baixa solubilidade em água fria.

(http://tnitrato.no.comunidades.net/) as 13:24

Os anidridos orgânicos são obtidos através da desidratação de ácidos carboxílicos. O mais importante entre eles é o anidrido acético.Os anidridos orgânicos são compostos derivados de reações de desidratação dos ácidos carboxílicos. Daí a origem de seu nome, pois anhydros, em grego, significa “sem água”.

Desse modo, na reação de formação dos anidridos, duas moléculas de um ácido carboxílico reagem para originar uma molécula do anidrido.

(www.brasilescola.com/quimica/anidridos-organicos) as 13:46

O etanol se forma na fermentação alcoólica de açúcares, como a glicose, pelo microorganismo Saccharomyces

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com